O canal por assinatura de onde saem ultimamente os melhores seriados da TV americana resolveu apostar em uma atração mórbida. O HBO, dos hits Sexo e a Cidade e Família Soprano, colocou no ar este fim de semana o seriado Six Feet Under, uma comédia dramática dark sobre uma família de Los Angeles que tem uma funerária, a Fisher & Sons Funeral Home. A história é do roteirista Alan Ball, ganhador do Oscar por Beleza Americana, de Sam Mendes. Six Feet Under é seu segundo projeto na telinha. O primeiro foi a comédia Oh Grow Up, que ficou poucas semanas em cartaz na ABC no ano passado. A experiência rendeu a ele muito desgosto com a TV em geral, mas o autor resolveu dar uma chance ao HBO. Six Feet Under tem Peter Krause (da série Sports Night, que também durou pouco na ABC) como Nate Fisher, o filho rebelde que volta para a Califórnia para visitar a família durante o Natal. Ironicamente, ele acaba voltando para um funeral: o de seu pai (Richard Jenkins), o dono da funerária, que morre em um acidente com um ônibus na véspera de Natal. A morte inesperada do pai põe a família toda em crise. O outro filho David (Michael C. Hall) não sabe se continua a tocar o negócio da família. Ele é gay e tem um caso com um policial negro (Keith Charles, interpretado por Michael C. Patrick), mas não deixa ninguém saber. A mãe Ruth (Frances Conroy) não pára de chorar e carrega a culpa de ter tido um romance de dois anos fora do casamento. A filha Claire (Lauren Ambrose) não sabe o que fazer da vida, é rebelde e começa a experimentar drogas. Para completar tudo, o pai aparece como um fantasma para todos os membros da família. "O pai representa todas as questões não-resolvidas, sem resposta, de todos eles", diz o criador da série. "Ele representa a culpa, a ambivalência de cada um." Six Feet Under é dark, esquisito e cínico, mas ao mesmo tempo humano e engraçado. Para pontuar os drama da família Fisher, há cenas inteiras sobre o processo de preparação de cadáveres, como embalsamentos, reconstituições, maquiagem de corpos... O contraponto de humor são comerciais de TV fakes sobre produtos para funerárias, como uma pasta para reconstituir cadáveres desfigurados, um carro funerário e uma linha de caixões. É por este tipo de criatividade que o HBO vem ganhando cada vez mais espaço na TV americana. O canal está tão certo do sucesso de Six Feet Under que já encomendou uma nova temporada da série mesmo antes da estréia do capítulo inicial.