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Começa o New York Fashion Week

Por Agencia Estado
Atualização:

Nova York dá a largada hoje à edição de inverno 2004 da Mercedez-Bens Fashion Week, também conhecida como 7th On Sixth. Marcas mainstream como Sean John, Donna Karan e Calvin Klein mostram suas novas coleções ao lado de novos queridinhos da mídia, como Zac Posen e Jeremy Scott, enquanto festas se espalham por toda a cidade. No elenco de estilistas há um único brasileiro, Carlos Miele da MOfficer, que realiza seu segundo desfile no evento na terça-feira. A associação ambientalista Peta, conhecida por organizar protestos durante a temporada, desta vez produz seu próprio desfile, mostrando roupas de estilistas que são "amigos" dos animais. Em nove dias serão realizados 77 desfiles, atraindo um público estimado de mais de 120 mil pessoas, segundo os organizadores. Esta edição da Semana de Moda é a primeira em que o poder da empresa IMG (que se tornou dona do evento em julho de 2001, pouco antes dos atentados terroristas) começa a ser relamente notado. Estabelecido como o calendário oficial de lançamentos em 1993, o 7th On Sixth teve seu auge na metade da década, mas nos últimos anos perdeu um pouco seu brilho e não avançou em áreas como a comunicação e a tecnologia. Assim, esta é a primeira edição em que o evento oferece um website completo, com cobertura e informações importantes, como o São Paulo Fashion Week (que também passou a ser representado pela IMG) vem fazendo há quase três anos. Não é segredo para ninguém o quanto a nova administração pensa em business - e os números impressionam. São 1800 jornalistas americanos registrados, mais 500 estrangeiros, representando 32 países. O evento passa a editar um jornalzinho diário batizado de The Daily, com cobertura oficial, enquanto a IMG também aproveita para divulgar seu outro megaevento de moda nos Estados Unidos, a Semana de Moda de Los Angeles, que ocorre em abril. Com um foco tão definido no lado comercial da moda, não é surpresa que o rapper/empresário Sean "P.Diddy" Combs é percebido pela imprensa mainstream como um dos mais importantes "designers" da cidade. Os convites para o show da marca (que acontece amanhã no hotel Cipriani) custaram US$ 75 mil aos cofres de Combs. Os convidados estão recebendo uma caixa com um logo tipo gravado em prata na capa e uma camiseta com a frase Hard, Sexy & Beautiful. Com um orçamento estimado de US$ 1,5 milhão para o desfile e um esquema de divulgação que inclui a entrada de equipes de programas de TV mainstream nas sessões de edição da coleção, a Sean John tem tudo para ter o desfile mais badalado da temporada. E, claro, ninguém vai prestar atenção nas roupas. Para a imprensa especializada, quem importa é Marc Jacobs, Matthew Williamson, Narciso Rodrigues e Jeremy Scott. Este último, que mora em Los Angeles e está atualmente trabalhando no figurino do novo clipe de Madonna, produziu um filme de 20 minutos estrelado por Tori Spelling (!), Lisa Marie e Amber Valetta. A produção, em que elas usam vários modelos da coleção, vai ser mostrada em um evento informal no hotel Tribeca Grand. Williamson, que trocou Londres por Nova York há três temporadas faz sua maior coleção até hoje. Batizada de Bubblegum Superstar é inspirada em Miami e na fotografia de Helmut Newton dos anos 70. A People for the Ethical Treatment of Animals lança sua campanha contra o couro patrocinando o desfile de uma dupla de estilistas do East Village chamada Gaelyn & Cianfarani, que trabalha com material reciclado, incluindo roupas feitas de pneu de bicicleta. Eles também têm um novo alvo: Liza Minelli. A estrela está no topo da lista dos mais mal-vestidos de acordo com a organização, por conta do uso de casacos de pele. E eles têm um recado para as mulheres: os casacos adicionam dez quilos em seu look! Mesmo com a crescente possibilidade de uma guerra contra o Iraque, uma série de festas está marcada para acontecer paralelamente à Semana de Moda. A Adidas e Yohji Yamamoto lançam a nova coleção da Y3 com uma festa na Barney´s, enquanto Nicolas Ghesquiere inaugura a nova butique da Balenciaga, assim como Reem Acra, que vem se tornando um dos favoritos do Oscar. A marca de cosméticos MAC faz um megaevento para lançar um baralho temático e Zac Posen toma conta da piscina do Four Seasons. A moda vive!

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