Começa o New York Fashion Week

Nova York dá a largada hoje à edição deinverno 2004 da Mercedez-Bens Fashion Week, também conhecidacomo 7th On Sixth. Marcas mainstream como Sean John, Donna Karane Calvin Klein mostram suas novas coleções ao lado de novosqueridinhos da mídia, como Zac Posen e Jeremy Scott, enquantofestas se espalham por toda a cidade. No elenco de estilistas há um único brasileiro, Carlos Miele da MOfficer, que realiza seu segundo desfile no evento na terça-feira. A associação ambientalista Peta, conhecida por organizar protestos durante a temporada, desta vez produz seu próprio desfile, mostrando roupas de estilistas que são "amigos" dos animais. Em nove dias serãorealizados 77 desfiles, atraindo um público estimado de mais de120 mil pessoas, segundo os organizadores.Esta edição da Semana de Moda é a primeira em que o poder daempresa IMG (que se tornou dona do evento em julho de 2001,pouco antes dos atentados terroristas) começa a ser relamentenotado. Estabelecido como o calendário oficial de lançamentos em1993, o 7th On Sixth teve seu auge na metade da década, mas nosúltimos anos perdeu um pouco seu brilho e não avançou em áreascomo a comunicação e a tecnologia. Assim, esta é a primeiraedição em que o evento oferece um website completo, comcobertura e informações importantes, como o São Paulo FashionWeek (que também passou a ser representado pela IMG) vemfazendo há quase três anos.Não é segredo para ninguém o quanto a nova administração pensaem business - e os números impressionam. São 1800 jornalistasamericanos registrados, mais 500 estrangeiros, representando 32países. O evento passa a editar um jornalzinho diário batizadode The Daily, com cobertura oficial, enquanto a IMG tambémaproveita para divulgar seu outro megaevento de moda nos EstadosUnidos, a Semana de Moda de Los Angeles, que ocorre em abril.Com um foco tão definido no lado comercial da moda, não ésurpresa que o rapper/empresário Sean "P.Diddy" Combs épercebido pela imprensa mainstream como um dos mais importantes"designers" da cidade. Os convites para o show da marca (queacontece amanhã no hotel Cipriani) custaram US$ 75 mil aoscofres de Combs. Os convidados estão recebendo uma caixa com umlogo tipo gravado em prata na capa e uma camiseta com a fraseHard, Sexy & Beautiful. Com um orçamento estimado de US$ 1,5milhão para o desfile e um esquema de divulgação que inclui aentrada de equipes de programas de TV mainstream nas sessões deedição da coleção, a Sean John tem tudo para ter o desfile maisbadalado da temporada. E, claro, ninguém vai prestar atenção nasroupas.Para a imprensa especializada, quem importa é Marc Jacobs,Matthew Williamson, Narciso Rodrigues e Jeremy Scott. Esteúltimo, que mora em Los Angeles e está atualmente trabalhando nofigurino do novo clipe de Madonna, produziu um filme de 20minutos estrelado por Tori Spelling (!), Lisa Marie e AmberValetta. A produção, em que elas usam vários modelos da coleção,vai ser mostrada em um evento informal no hotel Tribeca Grand.Williamson, que trocou Londres por Nova York há três temporadas faz sua maior coleção até hoje. Batizada de Bubblegum Superstar é inspirada em Miami e na fotografia de Helmut Newton dos anos70. A People for the Ethical Treatment of Animals lança sua campanhacontra o couro patrocinando o desfile de uma dupla de estilistasdo East Village chamada Gaelyn & Cianfarani, que trabalha commaterial reciclado, incluindo roupas feitas de pneu debicicleta. Eles também têm um novo alvo: Liza Minelli. A estrelaestá no topo da lista dos mais mal-vestidos de acordo com aorganização, por conta do uso de casacos de pele. E eles têm umrecado para as mulheres: os casacos adicionam dez quilos em seulook!Mesmo com a crescente possibilidade de uma guerra contra oIraque, uma série de festas está marcada para acontecerparalelamente à Semana de Moda. A Adidas e Yohji Yamamoto lançama nova coleção da Y3 com uma festa na Barney´s, enquanto NicolasGhesquiere inaugura a nova butique da Balenciaga, assim comoReem Acra, que vem se tornando um dos favoritos do Oscar. Amarca de cosméticos MAC faz um megaevento para lançar um baralhotemático e Zac Posen toma conta da piscina do Four Seasons. Amoda vive!

Agencia Estado,

07 de fevereiro de 2003 | 19h48

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