Começa hoje mostra com cinema turco em São Paulo

Começa hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra "Tempos e Ventos - Viagem pelo Cinema Turco", com sessões até o dia 7 de março. A mostra reúne dez filmes de destaque do cinema turco, feitos entre 1964 e 2010. O curador da mostra, Arndt Röskens, explica que a programação conta com autores representativos.

AE, Agência Estado

23 de fevereiro de 2011 | 16h05

"Além de filmes de cineastas contemporâneos, como Nuri Bilge Ceylan, Yesim Ustaoglu (uma das poucas mulheres cineastas da Turquia) e Reha Erdem, temos três programas centrais que representam bem um panorama do cinema turco: a trilogia de Yusuf, do diretor Semih Kaplanoglu. Os três longas-metragens serão exibidos juntos em película 35mm ("Ovo", "Leite" e "Um Doce Olhar")".

Segundo Röskens, outra peça central da mostra é o programa com três filmes do cineasta mais incensado da Turquia, Yilmaz Güney. "Os filmes são: "Esperança", que é um longa em preto e branco, no estilo do neorrealismo; "O Rebanho", que é um estudo sociocultural da Turquia dos anos 70 (que Yilmaz, preso por atividades políticas, dirigiu de dentro da cadeia); e "O Caminho", que critica diretamente as condições de vida na Turquia sob a ditadura militar nos anos 80."

Tempos e Ventos - Viagem pelo Cinema Turco

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112

Ingressos: R$ 4 e R$ 2

Programação completa: www.bb.com.br/cultura

Tudo o que sabemos sobre:
cinemacinema turco

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.