
25 de maio de 2012 | 11h04
O festival traz o melhor do rock britânico, em seus diferentes braços: o eletrônico, o psicodélico e o dançante. We Have Band (no palco às 15h30), The Horrors (17h) e Franz Ferdinand (18h30) formam o aguardado trio de atrações internacionais. As divertidas Garotas Suecas, num tributo ao Rolling Stones, e Banda Uó, que leva um toque de tecnobrega ao repertório do The Smiths. Freech, King Crab, Broth3rhood e Sociopatas completam o line up. A entrada é sujeita à lotação do parque. Por isso, é aconselhável chegar lá cedo.
Dentre as atrações musicais, nenhuma se compara com o quinteto que vem de Southend-on-Sea, na costa leste da Inglaterra. Antes esquisitões, o The Horrors mudou, embarcou numa onda alucinógena e entregou, em julho do ano passado, o viajandão "Skying" (aqui lançado pela Lab 344, R$ 35), terceiro álbum da banda, devidamente selecionado nas listas de melhores do ano de publicações inglesas especializadas.
Em entrevista, o tecladista da banda Tom Cowan explica que a surpresa é o melhor elogio que eles poderiam ter. "Isso é ótimo, acho demais. Estamos trabalhando muito há 7 anos para chegar a isso. Até hoje, quando ouvimos nossa música no rádio, nos juntamos todos para ouvir. É só o começo."
O álbum anterior, "Primary Colours" (2009), dava algumas pistas da sonoridade que viria por aí. "Encontramos o nosso som. Daquele disco, gostamos apenas de algumas coisas. Se eu pudesse, queria que Skying fosse nosso segundo álbum", diz Cowan, com espantosa sinceridade.
O ponto central para o descobrimento de como eles gostariam de soar veio quando a banda decidiu que "Skying" seria produzido por eles mesmos, apenas lapidado por Craig Silvey, midas do indie inglês, que produziu o último disco do Arctic Monkeys, "Suck It And See" (2011), por exemplo. "Quando você faz o que ama, você vai melhorando. Eu, por exemplo, não tocava nada quando começamos a banda", explica. Hoje, o novo The Horrors depende da criatividade de Cowan em seus teclados e sintetizadores. Ele, aliás, é irmão Freddie, guitarrista de outra banda inglesa, Vaccines, que veio aqui em abril. As informações são do Jornal da Tarde.
CULTURA INGLESA FESTIVAL
Parque da Independência (Av. Narareth, s/n, Ipiranga). Domingo, das 11h às 20h. Portões abrem às 10h. Para maiores informações, acesse o site
oficial do evento: www.festivalculturainglesasp.com.br
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.