Começa hoje Festival de Animação de Horror em SP

Leandro ainda era garoto quando sofria às noites com um pesadelo que teimava em se repetir. Ele estava no banheiro quando um bebê de brinquedo saía de dentro do ralo e o perseguia. Aquele menino hoje tem 31 anos, mas esse mesmo pesadelo vai voltar a assustar. O "Primeiro Pesadelo", curta de animação do artista plástico Leandro Mendes, integra a mostra Animaldiçoados, Festival Internacional de Animação de Horror que chega hoje a São Paulo.

AE, Agência Estado

17 de setembro de 2010 | 09h28

A programação reúne 69 filmes de animação selecionados de 21 países: 4 longas, 1 média, 57 curtas e 7 micro-metragens, todos com temática de horror, suspense e terror, como define o curador Alex Mello. E mesmo com a invasão de vampiros, monstros, assombrações, zumbis, e muitas entranhas à mostra e sangue derramado, o festival também se dispõe a fazer rir. "A animação lida com o horror de forma muito particular e a reação do público é diferente da esperada frente a filmes convencionais de terror", diz Mello. "Muitas produções não assustam, pelo contrário, são hilárias. Ainda mais quando o sangue é de massinha."

Entre os destaques da programação estão os longas-metragens japoneses "Resident Evil: Degeneração", que assim como o filme adaptado do videogame explora o terrorismo biológico com tecnologia 3D, e "Dante?s Inferno: Uma Animação Épica", com visões aterrorizantes dos nove círculos do inferno propostos na literatura de Dante Alighieri. Dos Estados Unidos vem a produção "From Inside", em que uma jovem grávida atravessa uma paisagem apocalíptica, e da França, a animação "Le Tueur de Montmartre", que acompanha um assassino em série.

Um dos nomes célebres da animação mundial, o japonês Takena Nagao ganhou programa especial com quatro de suas coloridas animações feitas em stop motion (com massinha de modelar). No panorama de micros e curtas metragens, 12 títulos nacionais estão ao lado de animações de países como Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, República Tcheca e Suécia. As informações são do Jornal da Tarde.

Animaldiçoados - Festival de Animação de Horror - Reserva Cultural (Av. Paulista, 900). Tel. (011) 3287-3259. De hoje a dia 23. Sessões às 20h e 21h30. Dia 23, das 13h às 21h30. R$ 15 e R$ 7,50 (meia). Recomendado a maiores de 18 anos.

Tudo o que sabemos sobre:
cinemafestivalterror

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.