Começa hoje 2º Congresso Ibero-Americano de Cultura

O ministro da Cultura Juca Ferreira, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito Gilberto Kassab prometem estar presentes hoje à noite, no Sesc Vila Mariana, na abertura oficial, a partir das 19 h, do 2º Congresso Ibero-Americano de Cultura. Até domingo, representantes de 22 países da América Latina, Caribe e Península Ibérica estarão reunidos em conferências, debates e encontros para trocas de experiências em torno do tema Cultura e Transformação Social.

AE, Agencia Estado

30 de setembro de 2009 | 09h13

Não por acaso será homenageado o criador das técnicas conhecidas como Teatro do Oprimido, Augusto Boal, morto em maio. Uma vez que o objetivo é promover encontros culturais, a noite será de união entre o cantor e compositor João Bosco, que se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Estão confirmadas ainda as presenças dos ministros da cultura do Paraguai, Ticio Escobar; do México, Consuelo Sáizar; da Colômbia, Paula Moreno Zapata; e da Espanha, Ángeles Gonzáles-Sinde.

A montagem do espetáculo "El Quijote" e os grupos que envolve - todos com trabalhos nas chamadas periferias de suas regiões - dá bem a ideia do eixo que norteará as diversas mesas de debates envolvendo pesquisadores - como Ana Rosas Mantecón, professora da Universidade Autônoma Metropolitana do México -, artistas - entre eles os cineastas argentinos Fernando Solanas e Octavio Getino - e representantes de entidades voltadas para o intercâmbio cultural, como o colombiano Octavio Aberláez, presidente da Rede de Promotores Culturais da América Latina e do Caribe.

O primeiro congresso foi realizado no México, ano passado, e tinha como tema as linguagens audiovisuais. Desta vez, a discussão vai voltar-se para o papel da arte e dos bens simbólicos no desenvolvimento do homem e na integração de diferentes nichos sociais. Iniciativa do Ministério da Cultura, da Secretaria Geral Ibero-Americana e do Sesc-São Paulo, o congresso tem programação intensa, inclusive artística, que pode ser conferida no site www.sescsp.com.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
culturacongresso

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.