Começa amanhã 5ª Mostra Latino-Americana de teatro

Começa amanhã a 5ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Participam do evento 200 artistas, de 11 companhias latinas. Até o dia 25, os grupos se revezam em apresentações diárias e gratuitas. Com exceção de "Cidade Desmanche", do grupo Teatro de Narradores, as peças são inéditas.

AE, Agência Estado

19 de abril de 2010 | 09h05

São cinco grupos brasileiros: Teatro de Narradores (SP), Grupo Tá na Rua (RJ), Grupontapé (MG), Grupo Harém de Teatro (PI) e Teatro Sim Porque Não (SC). De fora, tem o Tryo Teatro Banda (Chile), a Companhia Henrique Artes (Angola), o El Bachín Teatro (Argentina), o Rapsoda Teatro (Colômbia), o Grupo Cuatrotablas (Peru) e o Teatro Avante (Estados Unidos).

Alexandre Roit, coordenador do evento, explica a processo de seleção das companhias. "Não repetimos participantes. Com relação à nacionalidade, nos preocupamos mais com o idioma. Neste ano, por exemplo, teremos um grupo com sede nos EUA, mas que é formado por latinos", diz. Os textos são encenados em seu idioma original. Para Ney Piacentini, organizador da mostra, isso não deve atrapalhar. "As peças têm um coração pulsante, que facilita a comunicação", diz Piacentini.

Entre os destaques, está a participação dos chilenos do Tryo Teatro Banda, que apresentam Pedro de Valdivia, mistura de teatro e música ao vivo. O festival promove, ainda, demonstrações do processo criativo dos grupos e uma exposição de fotos das edições anteriores. As informações são do Jornal da Tarde.

Confira programação do festival

Pedro de Valdivia - La Gesta Inconclusa. Tryo Teatro Banda (Chile). Amanhã, às 18h.

Estranhas Galinhas - Companhia Grupontapé (MG). Quarta, às 18h.

Hotel Komarca - Henrique Artes (Angola). Quarta, às 19h

Teruel u la Continuidad del Sueño - El Bachín Teatro (Argentina). Quinta, às 18h.

Cidade Desmanche - Cia. Teatro de Narradores (SP). Quinta, às 21h.

Los Ríos Profundos - Grupo Cuatrotablas (Peru). Sexta, às 21h.

A Alegria do Palhaço É Ver o Circo Pegar Fogo... Grupo Tá na Rua (RJ). Sábado, às 14h.

Livre e Iguais - Teatro Sim Porque Não? (SC). Sábado, às 17h.

Aire Frio - Teatro Avante (EUA). Sábado, às 21h.

Raimunda Pinto. Sim Senhor! Grupo Harém de Teatro (PI). Domingo, às 10h.

Mostra Latino-Americana - Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000. Tel. (011) 3397-4002. De terça a domingo. Grátis. Programação completa no site www.centrocultural.sp.gov.br.

Mais conteúdo sobre:
teatromostraCCSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.