Começa a caça ao leão

Fora de concurso, filme de Mira Nair dá início amanhã ao Festival de Veneza, que tenta se modernizar sem ignorar a tradição

LUIZ ZANIN ORICCHIO , ENVIADO ESPECIAL / VENEZA, O Estado de S.Paulo

28 de agosto de 2012 | 03h08

Filme da indiana Mira Nair, O Fundamentalista Relutante abre amanhã a 69ª edição do Festival de Veneza, o mais antigo evento do gênero no mundo. Hoje com o nome pomposo de Mostra Internazionale d'Arte Cinematográfica, o festival acontece desde 1932, no Lido, ilha a dez minutos em vaporetto da Piazza San Marco, a Veneza histórica, a dos cartões postais, com suas gôndolas, canais e ar romântico, hoje saturada de turistas.

O livro que dá origem ao filme homônimo de Mira Nair, O Fundamentalista Relutante, de Mohsin Hamid, foi editado no Brasil em 2007, pela Alfaguara. O filme, de acordo com o novo diretor do evento, Alberto Barbera, "fornece muito alimento para reflexão sobre o mundo atual".

De fato. O enredo fala de um paquistanês residente nos Estados Unidos e dono de carreira de sucesso em Wall Street, depois de se haver formado em Princeton. Isso tudo até que o atentado de 11 de setembro de 2001 o faz reatar laços que julgava rompidos com seu país.

Veneza 2012 mudou com a nova direção, mas para o Brasil continua na mesma. Dirigido por Alberto Barbera, em substituição a Marco Müller, a seleção oficial do mais antigo festival do mundo não apresenta qualquer longa-metragem do País em suas diferentes sessões - o único representante nacional é o curta O Afinador. Em relação ao Brasil, Veneza desidratou-se mesmo em relação ao ano passado, que já não tinha qualquer representante na Mostra principal, mas apresentava pelo menos dois longas - Girimunho e Histórias Que Só Existem Quando Lembradas - em outras sessões.

Culpa do festival ou da produção nacional, que não apresenta títulos atraentes aos principais festivais do mundo? Eis aí um tema para discussão interna: a que se deve a baixa representatividade nacional em festivais como Berlim, Veneza e Cannes?

Enquanto pensamos no caso, Veneza, agora remodelado por Barbera, apresenta sua nova seleção. Primeira mudança: caem para 18 os títulos que competem na seção principal, Venezia 69, a que conduz ao cobiçado Leão de Ouro, a estatueta do leãozinho alado, símbolo da cidade dos Doges. Em anos recentes, essa mostra tinha 22 títulos, ou às vezes 23, porque Müller alimentava gosto por apresentar "filmes surpresa" ao longo do festival. Encurtou-se o principal e extinguiram-se sessões inteiras, como a Contracampo Italiano, repositório para os filmes da casa que não haviam encontrado espaço na mostra competitiva principal.

Enxugou-se no número e não na qualidade dos filmes de prestígio que estarão no Lido a disputar os troféus. Diga-se o que se disser, a primeira coisa que olhamos num festival são os nomes conhecidos, os grandes diretores, as grifes autorais reconhecíveis. E, neste ano, Veneza pode se gabar de ter filmes de gente como Terrence Malick (To the Wonder), Marco Bellocchio (Bella Addormentata), Takeshi Kitano (Outrage Beyond), Olivier Assayas (Après Mai), Brian de Palma (Passion) e Paul Thomas Anderson (The Master). É um belo cartel, enriquecido ainda com queridinhos de festivais e da crítica como o filipino Brillante Mendoza (Thy Womb) e o coreano Kim Ki-Duk (Pietà).

Mas não é raro que, mesmo em festivais mainstream, as surpresas se imponham aos favoritos de sempre. Não sabemos o que esperar de filmes como At Any Price, de Rahman Bahrani, Betrayal, de Kiril Serebrennikov, ou È Stato Il Figlio, de Daniele Ciprì. Serão bons ou ruins?

Festival também não se faz sem polêmica e a cota de Veneza 2012 pode ser preenchida por um concorrente da casa, Bella Addormentata, de Marco Bellocchio. Baseado numa história real, essa "bela adormecida" não é bem a da fábula dos irmãos Grimm sobre a princesa enfeitiçada que só despertaria com um beijo de amor verdadeiro. Baseia-se no caso, que comoveu a Itália, da jovem Eluana Englaro, que, após um acidente de carro, permaneceu em estado vegetativo irreversível, durante quase 20 anos, mantida em vida por aparelhos. O próprio pai solicitou a suspensão da alimentação artificial para que ela pudesse morrer em paz, mas a demanda foi inicialmente negada pela justiça italiana. O caso arrastou-se.

Pode-se imaginar a polêmica travada em torno da eutanásia num país católico, que abriga em seu território o Estado do Vaticano. Bellocchio gosta de meter a mão em vespeiro. Já abordou o caso Aldo Moro, o grande trauma político nacional, no belíssimo Bom Dia Noite, que acabou não levando o Leão em 2003, quando era tido como favorito. Quem sabe agora não é a sua vez?

Em sua entrevista de apresentação, Alberto Barbera disse que um festival tinha de ser "mais que uma passarela de celebridades". Justo. Ao mesmo tempo, admite que o cinema tem dois aspectos indissolúveis - arte e indústria - e, por isso, Veneza estaria inaugurando este ano um mercado de filmes para valer, a exemplo do que já tem o seu rival francês, Cannes. De fato, entre essas duas linhas se equilibra todo grande festival. Qualquer oscilação mais pronunciada em relação a uma delas pode ser desastrosa. Veremos como se comporta Veneza, às voltas com uma tentativa de modernização que não atinja sua tradição.

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