Começa a 16.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba

Começa nesta quinta-feira, 22, a 16.ª edição doFestival de Teatro de Curitiba. Mais uma vez a capitalparanaense abrigará duas centenas de espetáculos em diferentesespaços teatrais, além de praças e ruas. Mais uma vez o eventose divide em mostra oficial, com 21 espetáculos; infanto-juvenil com 29 montagens; e a paralela ou Fringe, com cerca de 180 - hásempre cancelamentos de última hora.No ano passado, a alta média de qualidade da mostra principaltornou ainda mais visíveis os problemas do Fringe, como ausênciade curadoria, queda de qualidade média e redução da abrangêncianacional. Um quadro apontado em manifesto assinado por 17jornalistas de diferentes cidades. Na edição deste ano, ao quetudo indica, a mostra oficial volta a ter bons espetáculos, e oFringe a apresentar inchaço, com quase 100 espetáculos daprópria capital paranaense, muitos deles já apresentados emoutras edições. Ínfima é a participação de Estados fora dasregiões Sudeste e Sul; entre as 180 peças do Fringe, não chegama duas dezenas, os grupos de regiões do Nordeste, Norte eCentro-Oeste.Sendo assim, o foco deve ficar mesmo sobre a mostra principal.Alguns espetáculos já chegam ao festival aprovados por público ecrítica em suas cidades de origem, entre eles BesouroCordão-de-Ouro, musical dirigido por João das Neves, principalatração do primeiro fim de semana da mostra - com apresentaçõesno sábado e domingo - e cujos ingressos já estão esgotados. Entre as estréias, o público curitibano parece apostar na peçaOdeio Kombi, texto de Hugo Possolo dirigido por Jairo Mattos,que só será apresentada na mostra a partir da quarta-feira, masjá tem ingressos esgotados desde o fim de semana passado.Impossível não aguardar com expectativa positiva a estréia deRefeição, nova peça de Newton Moreno, autor pernambucano quevive em São Paulo, sem dúvida um dos mais talentosos da leva dedramaturgos que despontou a partir da década de 90. Nessa suapeça ainda inédita, ele parte do tema do canibalismo paradiscutir relações interpessoais no mundo contemporâneo por meiode três histórias. Na direção, a premiada atriz Denise Weinberg.No Fringe, chama atenção o boom de espetáculos de Curitiba.

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