COLEÇÃO: Uma biblioteca feita de sonhos de um mundo mais verde

Inspirada no projeto internacional Green Dreams Around The World, que prevê a gravação de vídeos curtos em que a população conta qual é o seu sonho de um mundo mais sustentável, nasce uma coleção de livros juvenis. Com organização de Mirna Queiroz, a Sonhos Verdes terá dez volumes e cinco dos autores já foram confirmados: João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias, Maria Valéria Rezende, Adriana Lunardi e Nilma Lacerda. Entre os ilustradores estarão Rogério Coelho, Apolo Torres, Luyse Costa e Rodrigo Yokota. "A ideia é promover, pelo viés literário, a conscientização para a necessidade de uma nova ética", conta a organizadora. "Esperamos que a coleção desperte nossos leitores para os desafios impostos pelas mudanças climáticas ou pelo consumo desenfreado, por exemplo. Queremos incitá-los a pensar em suas próprias aspirações e em ações possíveis para a construção de um futuro que esteja em consonância com o desenvolvimento sustentável", completa. Os livros ainda serão escritos, mas os primeiros volumes devem ser lançados ainda este ano pela Dsop.

MARIA FERNANDA RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

31 de agosto de 2013 | 02h13

FRANKFURT - 1

Brasil do Reno

Três jovens artistas brasileiros terão seus trabalhos expostos na Galeria Rothamel, como parte da programação paralela da Feira do Livro de Frankfurt. São eles: Renata Egreja, Carolina Ponte e Leonardo Ramadinha. Brazil am Main, com curadoria de Valéria Weber, fica em cartaz de 7/9 a 12/10. Entre as obras expostas, a escultura em crochê de Carolina reproduzida ao lado.

*

No próximo dia 11, o escritor Reinaldo Morais, de Tanto Faz e Pornopopeia, dá um pulo lá para uma leitura.

FRANKFURT - 2

O lado B

Editores começam a pensar na agenda off-Frankfurt. A Planeta, por exemplo, vai oferecer um jantar para seu best-seller Augusto Cury, que não está na comitiva oficial, e para os editores estrangeiros dele.

EVENTO

Balada para Cuba

Jorge Fornet, diretor do Centro de Pesquisa Literária da Casa de Las Americas, instituição cubana de promoção da literatura, estará na Balada Literária, em novembro, ao lado de Mauro Munhoz (Flip) e Sérgio Vaz (Cooperifa).

TEATRO

Crônicas costuradas

Histórias Brasileiras de Verão, obra de de Luis Fernando Verissimo, ganha adaptação para o teatro feita por Amanda Mendes e Leonardo Neto. Com direção de Andréa Bassit, a peça estreia em Campinas, em outubro, e chega a São Paulo em janeiro.

MÚSICA

Vida de astro

Duas biografias estão no prelo da Gutenberg: a de James Hetfield, do Metallica, assinada por Mark Eglinton (2014), e Bruce Dickinson - Os Altos Voos Com o Iron Maiden e o Voo Solo de Um Dos Maiores Músicos do Heavy Metal, de Joe Shooman (setembro).

INFANTIL

Pé frio

A jornalista carioca Simone Magno, autora de Avelã Pirata e de A Lua Depois do Gravador, estreia na literatura infantil com A Menina Que Não Gostava de Meias. Inspirado na relação de sua filha com a peça e ilustrado por CiskoDiz, o volume, dedicado a crianças bem pequenas, será lançado na Primavera dos Livros, em outubro, no Rio de Janeiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.