Coleção trata de temas da arte

Como parte do lançamento da Coleção Temas da Arte Contemporânea (Editora WMF Martins Fontes), da escritora e professora Katia Canton, será realizado hoje, das 19 às 21 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073), o debate Da Política às Micropolíticas, com a participação da autora e dos artistas Beth Moysés, Pazé e Rosana Paulino.

, O Estadao de S.Paulo

18 de março de 2010 | 00h00

A Coleção Temas da Arte Contemporânea é um projeto antigo de Katia Canton, uma edição formada por seis livros em pequeno formato, de bolso. Cada um dos volumes trata de uma questão entre "os principais assuntos que definem o mundo contemporâneo e que são espelhados na arte", como diz a autora: Narrativas Enviesadas; Tempo e Memória; Corpo, Identidade e Erotismo; Espaço e Lugar; Do Moderno ao Contemporâneo; e Da Política às Micropolíticas. Os livros podem ser comprados em caixa especial, com todos os volumes (R$ 65) ou separadamente (sendo vendidos cada um a R$ 12).

Katia Canton tem uma naturalidade para tratar dos temas ? é curadora e professora no Museu de Arte Contemporânea da USP. Ligando teorias, fatos, entrevistas com artistas (entre eles, Josely Carvalho, Sonia Guggisberg, Albano Afonso, Mônica Nador, Eduardo Srur e Gal Oppido) e citações, a coleção escrita pela autora preza por uma linguagem leve, atrativa, aliada a conteúdo didático e reflexivo. "Para tornar a mediação mais fluida e propor uma aproximação entre a arte e todas as pessoas, evitei o uso de termos específicos do universo artístico", afirma Katia na apresentação dos volumes, voltados tanto para leitores já incluídos nos temas das criações contemporâneas quanto para novos "curiosos".

O projeto gráfico da coleção também é muito atraente. Cada um dos livros traz em sua capa a reprodução de uma obra de um artista ? Da Política às Micropolíticas tem criação de Beth Moysés; Corpo, Identidade e Erotismo, de Marcela Tiboni; Tempo e Memória, de Sandra Cinto; Espaço e Lugar, de Brígida Baltar; e Do Moderno ao Contemporâneo, de Hélio Oiticica. / C.M.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.