PUBLICIDADE

Coleção de memórias: álbum de figurinhas da Copa

Você só pode estar de brincadeira, se ainda não tem o álbum oficial da Copa...

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Carol Pascoal e Ilana Lichtenstein, de O Estado de S. Paulo

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - Você amadureceu. Assumiu responsabilidades. Tem cartão de crédito. Já perdeu algumas ilusões. Parece que entende das coisas, enfim. Mas aí lançam o álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo. Os cromos viraram uma febre que afeta qualquer idade e o Cultura não julga ninguém. A gente até ajuda você a encontrar, trocar e disputar figurinhas pela cidade. Como um tio muito bacana. As atrações a seguir são, portanto, indicadas para crianças de todas as gerações, incluindo as que pagam imposto de renda e precisam fazer check-ups anuais. A gente também indica lugares para jogar botão, montar Lego, beber Tubaína e até ver um final para ‘Caverna do Dragão’. Porque algumas coisas precisam de um desfecho. E outras nunca precisam acabar. Se quiser uma desculpa, leve os filhos ou os sobrinhos - ainda que emprestados de alguém. Eles vão apreciar o passeio. Só não vão entender esse sentimento tão de gente grande chamado nostalgia. Cada pacotinho custa R$ 0,75 e vem com 5 figurinhas. O álbum sai por R$ 3,90.

 

Pipocando - Deixar para comprar figurinhas no fim do dia pode ser bem arriscado, já que o estoque da maioria das bancas se esgota no meio do expediente. Se estiver difícil de achar os cromos do álbum da Copa, aproveite para participar dos encontros organizados por donos de bancas. Aos sábados, às 14h, Ricardo do Carmo serve pipoca aos colecionadores enquanto eles trocam suas repetidas na L. Carmo. Na banca Pacaembu, ao lado do estádio, também acontece o escambo.

- L. Carmo. Av. Lins de Vasconcelos, 1.601, Cambuci, 2679-4360. Sáb., 14h.

- Pacaembu. Pça. Charles Miller, 1, Pacaembu, 3825-4996. Sáb., 14h.

 

Figura rara - Se você encontrar Jaime de Souza, um palmeirense fanático, nas reuniões de troca de figurinhas, será um dia de sorte. Ele já completou quatro álbuns da Copa, mas pretende preencher dez. Enquanto trabalha nessa missão, tem como hobby ajudar outros colecionadores a encontrar os cromos que faltam. Ele pediu para não ser fotografado e também não fica em um ponto fixo, mas você pode reconhecê-lo pelo uniforme verde do time e pelas duas pastas pesadas que carrega (com 10 mil figurinhas). A cada duas que ele cede, pede em troca dois pacotinhos. Ah, Souza tem 44 anos.

 

 

Masp: quem troca tem três vezes mais chances de completar o álbum. Foto:  Ilana Lichtenstein/AE

Publicidade

 

Mercado Livre - "Os pontos de troca atraem muitos adultos que sentem falta dos tempos do colégio", diz Joaquim Matheus, idealizador dos encontros no vão livre do Masp. Além dos colecionadores que combinam pela internet, muitos passantes voltam para casa para buscar seus álbuns e participar. Há vários outros encontros em shoppings da cidade. - Masp. Av. Paulista, 1.578, sáb., 14h

 

Nos shoppings também:

- Bourbon Pompeia. Starbucks. R. Turiaçu, 2.100. Sáb., 17h; dom., 14h.

- Shopping Eldorado. 1º piso. Av. Rebouças, 3.970. 6ª, 18h; sáb., 17h; dom., 14h.

- Frei Caneca. Pça. de Alimentação. R. Frei Caneca, 569. Sáb. e dom, 12h.

- Center Norte. Livraria Saraiva. Trav. Casalbuono, 120. 6ª, 18h, sáb., 17h, dom., 16h.

- Boulevard Tatuapé. Pça. de Alimentação. R. Gonçalves Crespo, 78. 6ª, 18h, sáb., 17h, dom., 14h.

Publicidade

- Anália Franco. Outback. Av. Reg. Feijó, 1.739, Tatuapé. Sáb., 16h; dom., 14h.

- Metrô Santa Cruz. Pça. de Alimentação. R. Domingos de Moraes, 2.564. Sáb., 17h.

- SP Market. Parque da Xuxa. Av. das Nações Unidas, 22.540. Sáb., 16h; dom., 14h.

 

Brincadeira de 'criança':

Você já deve ter esquecido, mas pode ser que a sua mão ainda se lembre de como se joga ‘bafo’ - o jeito mais arriscado (e emocionante) de ganhar figurinhas

1 - Cada jogador deve colocar o mesmo número de figurinhas no monte. Para bater, posicione a mão em forma de concha.

2 - Faça um movimento em curva e bata a mão no monte. A força não é o mais importante, mas o jeitinho.

Publicidade

3 - Depois de bater, conduza a mão para o lado. E torça para virar muitas figurinhas. Se conseguir virar todas, você ‘rapelou’.

Não vale:

(1) Passar saliva na palma da mão - nem cola, nem chiclete

(2) Segurar as figurinhas sorrateiramente com o dedão

(3) Curvar as figurinhas - elas têm de estar retinhas e alinhadas no monte

 

Bafo Virtual

A brincadeira pode começar na internet. No Orkut, busque ‘álbum da Copa 2010’. As duas maiores comunidades têm mais de 320 mil seguidores. No Facebook, fi- que de olho nos murais dos seus amigos.

Publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.