Cientistas querem estudar DNA de Galileu para 'exame ocular'

Problemas de visão do cientista podem ter afetado algumas de suas descobertas, dizem pesquisadores

Philip Ullella, Reuters

22 de janeiro de 2009 | 14h17

Cientistas italianos e britânicos querem exumar os restos mortais do astrônomo do século XVI Galileu para submetê-los a exames de DNA com o objetivo de determinar se seus problemas sérios de visão podem ter afetado algumas de suas descobertas.     Veja também: Inglês teria traçado mapa da Lua antes de Galileu Astrônomos querem 1 milhão de brasileiros olhando para o céu Unesco inaugura Ano Internacional da Astronomia nesta quinta Os cientistas disseram à Reuters nesta quinta-feira, 22, que os testes de DNA ajudariam a responder a algumas perguntas em aberto sobre a saúde do homem conhecido como o pai da astronomia, que foi condenado pelo Vaticano por ensinar que a Terra gira em volta do Sol. "Se soubéssemos exatamente qual era seu problema oftalmológico, poderíamos usar modelos computadorizados para recriar o que ele enxergava em seu telescópio", disse Paolo Galluzzi, diretor do Museu de História e Ciência de Florença, a cidade onde Galileu foi sepultado. Galileu viveu de 1564 a 1642. É sabido que ele sofreu problemas intermitentes nos olhos na segunda metade de sua vida e que ficou totalmente cego em seus dois últimos anos de vida. "Houve períodos em que ele enxergou muito bem e outros em que não enxergava direito", disse Peter Watson, presidente da Academia Ophthalmologica Internationalis e consultor do Hospital Universitário Addenbrooke, em Cambridge. Watson, que estudou a letra de Galileu, cartas escritas por ele e retratos do astrônomo, suspeita que Galileu possa ter sofrido de miopia unilateral, uveíte - uma inflamação da seção média do olho - ou de uma condição chamada glaucoma de ângulo fechado. Watson acha que Galileu não contraiu seus problemas oftalmológicos por olhar para o Sol, mas devido a doenças sistêmicas, incluindo um ataque sofrido na juventude que o deixou temporariamente surdo, além de descargas sanguinolentas e artrite tão grave que o deixava acamado por semanas a fio. Galileu esteve sujeito a estresse especial quando foi julgado por heresia pela Inquisição, pelo fato de a teoria copernicana que defendia entrar em conflito com a Bíblia.

Tudo o que sabemos sobre:
Galileu Galileiciência

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.