Cientistas holandeses identificam nova obra de Rembrandt

Uma pintura conhecida como "Homem velho com barba" foi identificada como sendo obra do artista holandês Rembrandt, graças à descoberta de uma imagem escondida por baixo da tinta.

REUTERS

05 de dezembro de 2011 | 11h00

A pintura, pertencente a um colecionador particular, retrata a cabeça de um homem idoso com tufos de cabelo branco e uma barba branca.

O professor Joris Dik, da Universidade Delft de Tecnologia, disse à Reuters que técnicas de raio-X haviam revelado um esboço de auto-retrato do artista debaixo da imagem do homem.

Ernst van de Wetering, especialista holandês em Rembrandt, disse que a pintura foi feita com uma técnica muito semelhante àquela usada por Rembrandt quando vivia em Leiden, em 1630.

Segundo o especialista, uma imagem idêntica de um homem idoso aparecia em uma reprodução datada em 1633, com uma inscrição indicando a autoria do artista -- mais provas de que a pintura foi de Rembrandt.

A obra será emprestada ao Rembrandthuis, ex-residência e estúdio do artista em Amsterdã, e estará em exposição entre maio e julho do próximo ano.

(Reportagem de Liza Jansen)

Tudo o que sabemos sobre:
ARTEREMBRANDTOBRA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.