Chihuahua 'Momo' é o mais novo cão policial do Japão

TÓQUIO (Reuters Life!) - Conheça o mais novo cão policial do Japão -- com todos os seus três quilos.

REUTERS

19 de novembro de 2010 | 13h01

Pode ser a primeira vez no Japão e talvez no mundo, mas a Chihuahua de pelos compridos chamada "Momo" ("Pêssego") passou nos exames para se tornar o primeiro cão policial da prefeitura de Nara, localizada no oeste do país.

A alegre Momo, marrom e branca, estava entre os 32 dos 70 candidatos caninos que passaram no teste de busca e resgate. Ela conseguiu encontrar uma pessoa apenas cinco minutos depois de cheirar seu boné.

"Qualquer raça de cachorro pode ser inscrita para se tornar um cão policial no departamento de busca e regate", disse um porta-voz da polícia de Nara.

Mas ele admitiu que a notícia sobre a inscrição de um Chihuahua ainda poderia ser uma surpresa para muitos.

"É muito incomum", disse ele.

Imagens na televisão mostraram Momo, de 7 anos, atravessando o gramado aos saltos ou sentando orgulhosamente, pelos longos ao vento.

Momo será usada em operações de resgate no caso de desastres como terremotos, na esperança de que possa entrar com seu pequeno corpo em locais estreitos demais para os cães normais de resgate, que tendem a ser pastores alemães.

A resposta do público à notícia da seleção de Momo surpreendeu a polícia, disse o porta-voz, acrescentando: "O telefone ficou tocando a tarde inteira."

(Reportagem de Elaine Lies)

Tudo o que sabemos sobre:
ODDJAPAOCHIHUAHUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.