Chico Trujillo mostra por que a cúmbia é 'a dança latino-americana'

Grupo chileno busca recuperar o espírito alegre de seu país depois dos anos Pinochet.

BBC Brasil, BBC

02 de novembro de 2012 | 09h33

Com um estilo irreverente e frenético, a banda chilena Chico Trujillo é um dos novos expoentes da Nova Cúmbia Chilena.

Neste episódio do Latam Beats, o grupo executa a canção "Calientame la sopa con un hueso" (Esquente minha sopa com osso).

Sua mistura de cúmbia e clássicos com bolero, reggae e com a música cigana, garantiu-lhes um público não só em casa, mas também na Europa, onde suas canções lúdicas, mas contagiantes, viraram trilha sonora para se dançar.

Pós-Pinochet

O vocalista Macha diz que seu objetivo é ajudar a recuperar o espírito festivo do Chile, que segundo ele foi perdido na Era Pinochet.

Os oito episódios da série Latam Beats têm como objetivo mostrar a nova produção musical e a diversidade artística dos países latino-americanos a uma audiência estimada em 250 milhões de pessoas em todo o planeta.

Na semana que vem, o Latam Beats exibe o trabalho do brasileiro Criolo.

O Latam Bets foi produzido e realizado por Owain Rich, Chris West, Rhian John Hankinson, Ben Honeybone, Ant Miller, Derrick Evans, Peter Price, Steve Hillman, Tom Hannen, Tom Burchell, James Birtwistle, Rosario Gabino, Luiza Campanelli, Mauricio Moraes e Rodrigo Pinto. A série foi gravada nos estúdios da BBC em Londres (S6, Bush House, e Maida Vale Studio 3) e, ainda, no Lowswing Studio (Berlim) e no Estúdio YB (São Paulo). BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.