Chega ao País livro sobre menina que entra nos sonhos

"Sonhei que estava dentro do sonho do meu marido, assistindo exatamente ao que ele via. Acordei no meio da noite e escrevi sobre aquilo", conta a escritora americana Lisa McMann, 42 anos. Ali era plantada uma semente que logo daria frutos. Era 2006 e, ainda naquele ano, os primeiros rascunhos da trilogia "Wake" - que pode ser traduzido como "despertar" - começavam a tomar a forma do seu primeiro romance homônimo. Lançado em 2008 nos EUA, o livro acaba chegar ao Brasil.

AE, Agência Estado

28 de julho de 2010 | 09h38

Era o início da história da colegial Janie Hannagan, 17 anos, que tem o estranho poder (ou seria maldição?) de conseguir entrar nos sonhos de outras pessoas. Assim como Lisa fez naquela noite de 2006, ao "entrar" no sonho do marido. Maldição, sim, porque a garota faz isso contra a própria vontade. Pior: ela não só assiste, como interage e é afetada pelos sonhos. Numa das passagens mais agonizantes do livro, Janie é sugada para os sonhos de sua melhor amiga: Carie. Nele, ela vê a moça se afogando e sente seus pulmões se encherem d''água.

Outra ideia que ocorreu à Lisa McMann enquanto dormia: na infância, ela sonhava em ver seu irmão se afogando. "Era um pesadelo assustador", disse a autora ao Jornal da Tarde. Outros sonhos, ela queria que se tornassem reais. "Quando tinha 8 anos, vivia sonhando que a garagem da nossa casa era uma loja de doces. Acordava e ia até lá correndo, mas nunca encontrava nada (risos)", lembra.

Um sonho, porém, se tornou realidade. Em 2008 - ano de seu lançamento nos EUA -, "Wake" entrou na lista dos livros infantis mais vendidos do jornal americano New York Times. O mesmo aconteceu com seus sucessores - "Fade" e "Gone" - lançados em 2009 e 2010, nos EUA. "Foi uma surpresa incrível. O melhor momento da minha vida", ela diz. "Fade" tem previsão de ser lançado no Brasil em setembro deste ano.

Tal foi o sucesso dos livros que logo Hollywood já prepara uma adaptação. Paramount e MTV Films compraram os direitos autorais de "Wake" para transportar o filme para as telonas. Ainda em fase inicial de pré-produção, o longa tem Miley Cyrus - menina da vez, depois do sucesso do seriado "Hannah Montana" e com carreira de cantora pop rentável - como provável protagonista, no papel de Janie. As informações são do Jornal da Tarde.

Lançamento: Wake. Lisa McMann. Novo Século. Preço: R$ 24,90

Mais conteúdo sobre:
livrosWakeLisa McMann

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.