Certezas e dilemas

O Sol e Plutão em conjunção; a Lua ainda Cheia transita pelo signo de Câncer.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

22 de dezembro de 2010 | 00h00

Nos momentos desanimados, nossa humanidade adoraria encontrar certezas para se agarrar a elas e superar seus constrangimentos. Porém, qualquer alma minimamente sincera consigo mesma reconheceria que tais certezas seriam cortes da realidade, reduções feitas para servir à vontade de superar os tormentos subjetivos. Acontece que a própria essência do que nos torna humanos é a liberdade e essa não existiria se tivéssemos certezas absolutas sobre a Vida. Nós temos apenas as linhas gerais de todos os impulsos que experimentamos, os biológicos, os da civilização, impulsos das potências cosmogônicas de que somos partes integrantes, porém, somos humanos enquanto assumimos a responsabilidade do rumo que damos a todos e cada um desses impulsos.

ÁRIES 21-3 a 20-4

A paz de espírito depende de atitudes que aparentemente não resultariam nesse estado de ânimo. É que por enquanto você deve tomar algumas atitudes rígidas e severas, longe do que pareceria promover a paz de espírito.

TOURO 21-4 a 20-5

Dá raiva ouvir fofocas ao seu respeito, é uma reação legítima. Porém, o que você fará com essa raiva é a base de dilemas que não são fáceis de resolver. É na maneira de lidar com isso que você poderá demonstrar dignidade.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

A preguiça faz com que as pessoas percam toda a graça delas e, assim, acabam ao longo do tempo sendo infinitamente menores do que o destino delas. A preguiça parece atraente, um tipo de prêmio, mas no fundo é castigo.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Expressar sentimentos com clareza manifesta um tipo de eficiência rara nos dias de hoje. As pessoas treinam a si mesmas para cumprir tarefas com eficiência, mas são desorientadas na vida emocional.

LEÃO 22-7 a 22-8

Eduque seus sentidos para conduzi-los na direção dos sonhos. Nós somos capazes de perceber a realidade através dos sentidos, mas ainda somos pouco eficientes para usar os sentidos e intervir nos acontecimentos.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Os acontecimentos mundiais logo virão a bater à sua porta e afetarão seus assuntos particulares. Isso servirá para você compreender que de nada adianta se resolver sozinho, é necessário resolver o mundo.

LIBRA 23-9 a 22-10

Use a criatividade: em vez de se permitir pensar em vingança, o que é algo comum demais para os seres humanos, busque caminhos mais complexos para recuperar o valor que você supõe ter perdido, daí a necessidade de vingar-se.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Melhor ir além de quaisquer desejos de vingança, esses fariam você perder tempo e recursos preciosos que poderiam ser investidos em progresso positivo. Esta será uma decisão difícil de ser tomada.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Em momentos inspirados, todos os dilemas se resolvem, mas logo a seguir a mente perde o fio dessa certeza. Conte com que a maior parte do tempo haverá dúvidas, mas conte também que seu progresso depende delas.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Integridade é nunca abandonar os princípios éticos que norteiam o que de melhor nossa humanidade poderia fazer consigo mesma e com os reinos da natureza que se encontram sob sua estrita responsabilidade.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Persevere no cumprimento de seus compromissos, o que de bom irá acontecer depende inteiramente dessa atitude. Eventualmente outras coisas parecerão melhores do que se ater aos compromissos. Resista a essa tentação.

PEIXES 20-2 a 20-3

Evite sucumbir ao temor de fracassar porque sendo essa uma das tantas possibilidades abertas para todo futuro humano, se você guiasse seus passos pelo temor de fracassar então na prática isso significaria deixar de agir.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.