CCXP quer ser evento global da indústria

Festival brasileiro já é recordista em público; agora, busca novidades impactantes

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Por Guilherme Sobota
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A sexta edição da CCXP - antiga Comic Con Experience - começa oficialmente nesta quinta-feira, 5, com o line up mais estrelado de sua história e com a clara ambição de se tornar um evento global. A presença de nomes como o chefão da Marvel, Kevin Feige, e o diretor (J. J. Abrams) e o elenco principal (Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac) do novo Star Wars são demonstrativos de que o evento, já recordista de público entre as diversas feiras de cultura pop do mundo, pode ganhar relevância também em anúncios e novidades impactantes na indústria - papel que ainda fica reservado à Comic Con de San Diego, nos EUA, quase que com exclusividade.

Parte das comemorações oficiais dos 80 anos de Batman, CCXP terá presença de Neal Adams e Frank Miller Foto: Werther Santana/Estadão

Aqui, são 115 mil metros quadrados no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. Todos os ingressos já estão esgotados - as entradas começaram, no primeiro lote, a partir de R$ 90 por dia e chegavam a R$ 8 mil, na experiência completa, que dava direito a fotos e autógrafos de artistas, lounge VIP entre outras atrações. O evento tem um impacto, segundo a produção, de R$ 265 milhões em São Paulo. São esperadas 280 mil pessoas nos quatro dias.

Muito do que torna a CCXP um sucesso de público é o conceito que a Omelete Company, empresa organizadora e idealizadora, aplica ao evento. “O princípio básico é que nunca vimos isso como uma feira”, explica o CEO da Omelete, Pierre Mantovani. “Feira é quando tem um estande, e o visitante não comanda a experiência, vai apenas pegar panfleto. O que nós temos aqui é um festival de cultura que acontece mesmo chovendo, porque é coberto. A permanência aqui dentro é de 8 horas. Todas as ativações e as formas que as marcas se relacionam com os visitantes são para brincar, interagir e se divertir.”

Entre as ativações deste ano, está uma réplica do Expresso de Hogwarts, o trem de Harry Potter, feito com a supervisão de Alan Gilmore, diretor de arte da franquia. No estande da Warner, os visitantes podem visitar um bar das Aves da Rapina e fazer as maquiagens das personagens, ou sentar e tirar fotos no sofá de Friends. No espaço da Turma da Mônica, os fãs poderão montar vídeos, em um estúdio chroma-key, dentro do ambiente dos quadrinhos e depois compartilhar nas redes sociais. São 70 marcas presentes, e 15 estúdios de Hollywood e plataformas de streaming.

Terminou ainda nesta quarta-feira, 4, o Unlock CCXP, espaço dedicado ao desenvolvimento da indústria do entretenimento. Foram 70 palestrantes de diversos segmentos debatendo e apresentando ideias de inovação para a área. “Não fomos só nós que evoluímos, foi o mercado como um todo”, diz Mantovani. Para ele, a CCXP provou que investir no fã (com experiências dedicadas ao visitante) vale a pena. No Unlock, também foram divulgados os dados da pesquisa Geek Power 2019, com um perfil e amostra dos hábitos de consumo do público geek brasileiro, feita em parceria com o instituto MindMiners (veja dados abaixo).

Mas provavelmente o maior destaque da CCXP deste ano seja mesmo o time de atores, diretores e escritores que o festival traz ao Brasil. Além dos 530 quadrinistas do Artists’ Alley (“coração” da feira, com exposição de quadrinhos, artes e sessões de autógrafos), e dos nomes citados no primeiro parágrafo deste texto, estarão em painéis ao longo dos quatro dias gente como Margot Robbie (e o restante do elenco de Aves de Rapina), Gal Gadot e Patty Jenkins (falando de Mulher-Maravilha 1984) e Frank Miller, o criador do Cavaleiro das Trevas. Não é pouco.

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DADOS DA PESQUISA GEEK POWER 2019

63% dos geeks no Brasil são homens, e 37%, mulheres. 38% têm até 24 anos; 40% têm entre 25 e 34 anos; 22% têm entre 35 e 54 anos. Em questões familiares, 72% são solteiros e 87% não têm filhos. A separação em renda fica assim: Classe A (12%), Classe B (30%), Classe C (28%) e D (30%).

56% têm ensino superior completo ou cursando. 5% têm mestrado ou doutorado e 16% possuem alguma especialização. No estilo de vida, 79% dizem estar tentando se alimentar de maneira mais equilibrada e 54% praticam algum exercício físico, como musculação e corrida.

94% assinam serviços de streaming para vídeos, e 62% usam o Spotify durante a semana. As séries mais aguardadas pelos geeks em 2020 são Stranger Things, La Casa de Papel e Falcão e o Soldado Invernal. E os filmes são Mulher-Maravilha 1984, Black Widow e Os Eternos.

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