Casa das Rosas recebe exposição literária multimídia

Poesia experimental francesa reúne criações em vídeos, esculturas e outras plataformas artísticas

12 de agosto de 2009 | 13h46

A Casa das Rosas inaugura nesta quarta-feira, 12, a exposição Zona Digital, uma mostra multimídia que reúne criações literárias de poetas franceses em vídeos, esculturas e outras plataformas artísticas.

 

 

A idéia é mostrar como se passa do livro para uma escrita verbivocovisual, uma expressão típica dos concretistas brasileiros, usada por James Joyce. Por isso a mostra acontece na Casa das Rosas, que guarda o acervo de Haroldo de Campos (1952-2003). Ele e seu irmão, o escritor e poeta Augusto de Campos, também serão homenageados. Um vídeo mostra Haroldo lendo seu poema Circuladô, de seu livro Galáxias, na Casa da América, em Paris, em 1995, precedida de explicações do poeta, em francês. Já de Augusto de Campos e Moysés Baumstein, o público poderá ver a holografia Poema Bomba.

 

A exposição, que contempla o que é chamado de poesia experimental francesa, traz obras de poetas contemporâneos que incluem a tecnologia em seu trabalho. A Zona Digital contempla "Mallarmé, Cendrars, Albert-Birot e Apollinaire, entre outros, até a poesia sonora, visual e digital", segundo o curador francês Jacques Donguy, também poeta.

 

 

 

Poesia experimental francesa - Zona Digital

Onde: Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37 - Cerqueira César - Tel: (11) 3285 - 6986. www.casadasrosas-sp.org.br

Quando: Inauguração - 12 de agosto, às 20h. Visitação - 12 de agosto a 20 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 18h (passível de alteração, de acordo com a programação).

Quanto: Entrada gratuita

Tudo o que sabemos sobre:
literaturaartesCasa das Rosaspoesia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.