Cartunista britânico Ronald Searle morre aos 91

O cartunista britânico Ronald Searle, conhecido por criar os anárquicos personagens da fictícia escola para meninas St. Trinian's, morreu aos 91 anos, no sudeste da França, disse sua filha nesta terça-feira.

TIM CASTLE, REUTERS

03 de janeiro de 2012 | 09h41

Ele faleceu no dia 30, em um hospital de Draguignan, onde vivia. "Morreu tranquilamente, dormindo, com seus filhos e netos ao lado", disse Kate Searle à Reuters.

As longilíneas alunas do St. Trinian's surgiram em 1941 e motivaram pelo menos duas adaptações cinematográficas, em 1954, com Alastair Sim travestido como a diretora Millicent Fritton, e em 2007, com Ruper Everett nesse papel. Uma sequência do filme foi lançada em 2009.

Searle ficou conhecido também pelas ilustrações que fez na década de 1950 para livros de Geoffrey Willans que satirizavam o ensino privado britânico, como "Down with Skool" e "How to be Topp".

Os cartuns de Searle também foram publicados em jornais e revistas, como a britânica Punch e a norte-americana New Yorker.

O cartunista recebeu vários prêmios e condecorações internacionais, inclusive a prestigiosa Legião de Honra, na França, onde vivia desde 1961.

Tudo o que sabemos sobre:
GENTESEARLEMORTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.