Cartola, Hitchcock, grande dia

O Pequeno Stuart Little 2

LUIZ CARLOS MERTEN , O Estado de S.Paulo

26 de dezembro de 2011 | 03h06

16H20 NA GLOBO

(Stuart Little 2). EUA, 2002. Direção de Rob Minkoff, com Geena Davis, Hugh Laurie, Jonathan Lipnicki, Anna Hoelck, Ashley Hoelck.

No segundo filme, o ratinho adotado pela família Little apaixona-se por ave, que tem de salvar de gavião, o vilão da trama. No processo, ganha ajuda do gato, seu inimigo no primeiro filme. Se o anterior tratava do respeito à diferença, o atual mostra como a união faz a força. Simpático. Reprise, colorido, 89 min.

Encantada

22H25 NA GLOBO

(Enchanted). EUA, 2007. Direção de Kevin Lima, com Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden, Susan Sarandon, Julie Andrews.

Fantasia musical da Disney que mistura vários contos de fadas, com ênfase em Cinderela. Vítima da madrasta, princesa é deletada do reino às vésperas do seu casamento e vai parar em Nova York, na casa de um advogado viúvo, com quem naturalmente, se envolve. O príncipe, sentindo-se rejeitado, chega em busca da amada. Forma-se a confusão e Amy Adams, a encantada, tem de decidir entre dois amores. As meninas vão gostar mais, mas a ação pode atrair também os meninos. Reprise, colorido, 107 min.

Newton, o Herege Sombrio

23H30 NA CULTURA

(Newton: The Dark Heretic). Inglaterra, 2010. Direção de Chris Oxley.

Tudo o que você desconhecia sobre Isaac Newton. Ele introduziu na ótica o conceito de ondas luminosas. Estudou a dispersão da luz branca através de um prisma. Construiu o primeiro telescópio. Na mecânica, demonstrou o princípio da inércia, a proporcionalidade entre força e aceleração, e a igualdade entre ação e reação, entre outras coisas. Tudo isso é de conhecimento geral, mas houve outro Newton, o alquimista herege, atraído pelo apocalipse e é este que o documentário da Cultura revela. O problema é que, como o programa é médio (na duração), tudo passa meio que a toque de caixa. Reprise, colorido, 52 min.

Superbad - É Hoje

0H55 NA GLOBO

(Superbad). EUA, 2007. Direção de Greg Mottola, com Jonah Hill, Michael Cera, Seth Rogen, Bill Hader, Kevin Corrigan, Joe Lo Truglio.

Garotos tentam comprar bebidas com identidade falsa. O policial Seth Rogen está atento - e na cola do trio. Comédia dos criadores de O Virgem de 40 Anos e Ligeiramente Grávidos. Não é para todos os gostos, mas há quem goste muito. Reprise, colorido, 114 min.

Cartola - Música para os Olhos

1H30 NA TV BRASIL

Brasil, 2006. Direção de Lírio Ferreira, Hilton Lacerda, com Nélson Sargento, Nélson Motta.

Considerado um dos grandes sambistas - o maior? -, Agenor da Silva, o Cartola, criou obras-primas da MPB, das quais a mais bela talvez seja As Rosas Não Falam. Ele desapareceu durante um período e foi dado como morto. O documentário de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda dá conta do personagem e do seu mistério, tentando entender o que ocorreu com Cartola, que Sérgio Porto resgatou, em 1956, quando ele trabalhava como lavador de carros em Ipanema. Reprise, colorido, 85 min.

Bendito Fruto

2H50 NA GLOBO

Brasil, 2005. Direção Sergio Goldenberg, com Otavio Augusto, Zezeh Barbosa, Vera Holtz, Lucia Alves, Camila Pitanga, Eduardo Moscovis.

Otávio Augusto, dono de um instituto de beleza, tem medo de assumir o affair de muitos anos com Zezeh Barbosa. A situação complica-se quando ele reencontra antiga namorada e o filho de Zezeh volta da Europa como gay assumido (e de namorado a tiracolo). Comédia cheia de observações divertidas, e com elenco afiado. Reprise, colorido, 90 min.

TV Paga

Loucuras de Verão

13H50 NO TELECINE CULT

(American Graffiti). EUA, 1973. Direção de George Lucas, com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Matt, Charles Martin Smith, Cindy Williams, Harrison Ford.

O melhor filme de George Lucas como diretor. Garotos fazem seu rito de passagem numa cidadezinha do interior dos EUA, nos anos 1960. Sexo e rock, a ida para a faculdade e a sombra da Guerra do Vietnã, que vai acabar com tudo isso. A trilha, com hits da época, participa vivamente da trama. O elenco jovem inclui futuros astros e até um diretor de prestígio, vencedor do Oscar, Ron Howard. Reprise, colorido, 110 min.

Intriga Internacional

15H40 NO TCM

(North by Northwest). EUA, 1959. Direção de Alfred Hitchcock, com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Jessie Royce-Landis, Leo G. Carroll, Martin Landau.

Hitchcock fez vários filmes sobre o tema do homem errado. Este é a obra-prima da tendência. Publicitário é confundido com espião e vira alvo de uma caçada humana. James Stewart queria o papel que Cary Grant cria genialmente. Ação, humor, suspense e grandes cenas - o ataque do avião na estrada deserta, o desfecho no Monte Rushmore, entre as caras esculpidas dos presidentes dos EUA. Um clássico. Reprise, colorido, 131 min.

O Estranho Sem Nome

20 H NO TELECINE CULT

(The Beguiled). EUA, 1971. Direção de Don Siegel, com Cint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartmann, Jo Ann Harris.

O filme mais perturbador que Siegel e o astro Clint fizeram juntos. Soldado ferido desperta desejos reprimidos num internato feminino, durante a Guerra Civil nos EUA. Siegel, como Luis Buñuel, teve rígida formação religiosa. Este é um filme que Buñuel talvez pudesse ter assinado. Reprise, colorido, 105 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.