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Canal alternativo da MTV ganha força

Por Agencia Estado
Atualização:

Cinco anos depois de ser lançada em esquema discreto, a MTV2 ganha espaço entre o público jovem internacional. O canal alternativo do conglomerado de música chegou este ano a uma série de mercados importantes e passa a atrair telespectadores com a estréia de especiais aguardados, como o Acústico do R.E.M. e de Lauryn Hill, recebendo ainda um papel importante no novo portal da emissora, relançado na semana passada para desenvolver a "comunidade MTV". A MTV2 foi concebido na metade dos anos 90, quando o canal iniciava seu processo de reduzir o espaço para clipes. Game-shows, reality shows e até novelas substituíram os convencionais videoclipes em uma estratégia para criar uma identificação maior do público adolescente com o mundo pop, de acordo com a direção do canal. Assim, uma versão alternativa, que exibiria vídeos de música eletrônica e artistas independentes, foi criada para garantir a audiência mais exigente. Foram precisos quatro anos para que a MTV2 chegasse ao sistema de TV a cabo de cidades como Nova York e Los Angeles - um movimento definitivo para o sucesso do canal (a própria MTV só deslanchou, no início dos anos 80, depois que passou a ser retransmitida em Manhattan, um ano depois de seu lançamento). Com a invasão do pop adolescente e a concentração da programação da MTV em um público cada vez mais jovem (o target da emissora hoje está entre 12 e 17 anos, de acordo com dados da MTVi, o braço interativo da empresa), a MTV2 passou a ganhar importância com uma versão inglesa e uma categoria no Video Music Awards, marcado para setembro em Nova York. Em uma época de nostalgia (a MTV acaba de comemorar seu 20º aniversário resgatando seus VJs originais), o canal alternativo volta a explorar as vinhetas com design gráfico arrojado, os vídeos de artistas considerados "difíceis" para o mercado americano (Björk, Daft Punk, Tori Amos) e os momentos raros do pop (covers e trechos de apresentações ao vivo). O acesso à MTV2 não representa nenhum custo adicional para o público, mas é preciso fazer o upgrade para a versão digital do sistema de TV por assinatura de Nova York (canal 128), por exemplo. Assim, para atrair novos telespectadores, os programas da nova série de Acústico passam a estrear na MTV2 e aparecem no canal principal algumas semanas depois. Na comunidade online lançada na semana passada (no endereço mtv.com), o canal secundário também ganha importância. O portal passa a englobar os web sites das 14 versões internacionais da MTV e disponibiliza uma série de serviços, além de um extenso banco de dados de videoclipes e programação de rádio. O site da MTV2 traz reportagens alternativas e uma lista de vídeos bem mais consistente, incluindo nomes como Air e New Order. Criado pela MTVi, a "maior empresa de entretenimento online do mundo", com 22 web sites, o portal tem como desafio a "convergência de mídias", promovendo uma ligação maior entre a Internet e a programação dos canais. Uma lista de atrações sempre atualizada aparece constantemente na página, preparando o público para o aumento de transmissões de especiais em vídeo. "Sabemos que o futuro está na união da TV com as novas mídias" justifica a presidente da MTV Networks, Judy McGrath.

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