Canais pagos concentram os destaques

O Espantalho

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

14 de abril de 2010 | 00h00

14H15 NO SBT

(The Scarecrow). EUA, 1999. Direção de Brian Nissen e Richard Rich.

Espantalho de palha sonha virar humano e ganha ajuda de uma bruxinha do "bem", que também está empenhada em salvar órfã das garras de um vilão. Animação que a dupla de diretores Nissen/Rich realizou a partir de uma história de Nathanael Hawthorne. Rich é um diretor prolífico que vem trabalhando com desenhos, para cinema e televisão, desde os anos 1980. Vale lembrar que existe um Espantalho live action, do começo dos anos 70, que venceu a Palma de Ouro em Cannes, com Al Pacino e Gene Hackman. Reprise, colorido, 93 min.

Meu Marciano Favorito

15H50 NA GLOBO

( My Favorite Martian). EUA, 1999. Direção de Donald Petrie, com Jeff Daniels, Christopher Lloyd, Elizabeth Hurley, Daryl Hannah, Wallace Shawn, Christine Ebersole.

Christopher Lloyd faz marciano que "cai" na Terra e se esconde na casa do jornalista Jeff Daniels. O outro, claro, ajuda-o, mas sonha revelar sua existência por meio de uma grande reportagem exclusiva. O tom é de comédia e o diretor Petrie - Donald, filho de Daniel - mostrou habilidade em Miss Simpatia, com Sandra Bullock. Reprise, colorido, 93 min.

Separados Pelo Casamento

23 H NA RECORD

(The Break-Up). EUA, 2006. Direção de Peyton Reed, com Jennifer Aniston, Vince Vaughn, Joey Lauren Adams, Vincent D"Onofrio.

Jennifer Aniston e Vince Vaughn terminam seu relacionamento de dois anos, mas nenhum dos dois quer deixar o apartamento que pertencia ao casal. A solução é transformar a vida do outro num inferno, para forçá-lo a sair. O próprio Vaughn coescreveu o roteiro e coproduziu o cartaz da Record, transformando seu pai, o ator Vernon Vaughn, no pai da personagem de Jennifer. Dá para rir, mas, nessa de criar um inferno, o filme às vezes se excede e fica desagradável. Reprise, colorido, 106 min.

Intercine

1H55 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido - Dawn Anna, Por Amor à Vida, de Arliss Howard, com Debra Winger como mãe solteira que batalha para criar os quatro filhos; o problema é a doença que ela contrai; a atriz tem currículo de mãe moribunda e sofredora, como devem se lembrar os espectadores de Laços de Ternura; e Uma Cidade em Perigo, de Sean McNamara, com Daniel Baldwin, Michele Greene e Riley Smith, sobre urso que invade pequena cidade e provoca pânico entre os habitantes.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - Nunca te Amei, de Mike Figgis, com Albert Finney, Greta Scacchi, Matthew Modine, Julian Sands e Michael Gambon, remake do filme famoso de Anthony Asquith, de 1951, adaptado da peça de Terence Rattigan sobre velho professor que se aposenta e reavalia sua vida, chegando à conclusão de que foi um fracasso, agravado pela infidelidade da mulher (EUA/Inglaterra, 1994, fone 0800-70-9011); e Simplesmente Martha, de Sandra Nettelbeck, com Martina Gedeck, Sergio Castellitto e Maxime Foerste, sobre chef totalmente devotada à sua cozinha e cuja vida muda quando ele tem de assumir a guarda da sobrinha (EUA, Inglaterra, 2001, fone 0800-70-9012).

TV Paga

Central do Brasil

18H30 NO CANAL BRASIL

Brasil, 1998. Direção de Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinicius de Oliveira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele.

Road movie sobre mulher que se redime de uma vida de trapaças acompanhando garoto numa viagem em busca do pai, no sertão nordestino. Fernanda Montenegro foi indicada para o Oscar, mas o garoto Vinicius de Oliveira é a alma do filme. O diretor Salles fala sobre a construção da ética num País miserável. É um belo filme, e belo num sentido que transcende a primorosa fotografia assinada por Walter Carvalho. Reprise, colorido, 112 min.

Os 39 Degraus

23H45 NO TCM

(The 39 Steps). Inglaterra, 1935. Direção de Alfred Hitchcock, com Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim, Peggy Ashcroft.

Robert Donat faz o homem errado, que se envolve inadvertidamente numa trama de espionagem. Durante boa parte do filme, o herói fica algemado a Madeleine Carroll e o mestre Hitchcock dosa mistério com humor e romance. Reprise, preto e branco, 87 min. Também hoje, às 22 horas, o Telecine Cult reprisa outro clássico de Hitchcock, Janela Indiscreta, de 1954, com James Stewart e Grace Kelly. Fotógrafo sofre acidente, fica preso em casa e descobre assassinato espionando os vizinhos com sua teleobjetiva. Colorido, 112 min.

O Destino Bate à Sua Porta

1H15 no TCM

(The Postman Always Rings Twice). EUA, 1981. Direção de Rob Rafelson, com Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos, John P, Ryan.

O romance de James M. Cain já havia sido adaptado por Luchino Visconti (Obsessão) e Tay Garnett, mas esta versão, escrita por David Mamet, é a mais fiel ao livro. Mulher insatisfeita induz o amante a matar seu marido. Jack Nicholson e Jessica Lange sustentam o clima sombrio e as cenas de sexo são fortes. Repare na excepcional fotografia do "bergmaniano" Sven Nykvist. Reprise, colorido, 123 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.