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Campos equilíbrio e ousadia

Entre aulas e concertos, festival aposta na música de câmara e refaz orquestra

Foto do author João Luiz Sampaio
Por João Luiz Sampaio
Atualização:

Com o violinista e maestro Pinchas Zukerman à frente da Osesp, será aberto no sábado o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Mais tradicional evento pedagógico da América Latina, ele será realizado até o dia 23 e vai ter apresentações em diversas cidades do interior - principal novidade de uma edição mais enxuta.Com relação ao ano passado, o festival diminuiu - ao menos nos números. O orçamento total é de R$ 5,5 milhões, R$ 1 milhão a menos. Serão 55 concertos, ante 83 em 2010, realizados ao longo de 20 dias (no ano passado foram 29). Para o diretor artístico e pedagógico Paulo Zuben, no entanto, não há evidências de retrocesso - ou estagnação."As propostas artísticas continuam a se desenvolver", diz. "A introdução da música barroca e da produção contemporânea, por exemplo, se mantém, com mais concertos e master classes e a presença de grupos importantes, como o Quarteto Arditti, que não apenas se apresentará como dará aulas e vai interpretar obras de alunos de composição do festival. A ópera também está de volta, com A Flauta Mágica, de Mozart. Pela primeira vez teremos uma orquestra internacional, a Sinfônica do Porto, ao lado dos nossos principais conjuntos, com a Filarmônica de Minas Gerais e a Petrobrás Sinfônica", afirma.A programação de Campos se equilibra entre a função pedagógica e a apresentação de grandes estrelas do cenário musical. Para Zuben, esses elementos precisam dialogar. "O festival permite trazer ao Brasil músicos importantes e é fundamental que eles atuem como professores, orientando os alunos. Na última semana, por exemplo, o maestro Frank Shipway esteve por aqui preparando um programa com a Sinfônica Jovem do Estado. É uma oportunidade única."Zuben ressalta ainda dois eixos fundamentais na programação. O primeiro é a atividade da orquestra de alunos do festival. "Acredito que encontramos o modelo ideal, com a participação do maestro Claudio Cruz, que vai trabalhar com os jovens desde o início do festival, além de acompanhá-los durante a turnê pelo interior. Essa convivência é mais longa, não se resume a um ou dois concertos."O segundo é o desenvolvimento da prática de música de câmara. "Há uma tendência a colocar todos os esforços na música sinfônica, estimulando os jovens a tocar em orquestras. O único mal nisso é acabar deixando de lado um repertório de câmara incrível, que é uma opção muito boa não apenas em termos de formação mas também de caminho profissional. Dessa forma, alunos e professores terão a oportunidade de montar programas e tocá-los. E, mais do que isso, vários conjuntos camerísticos, como os Zukerman Chamber Players, passarão ao menos uma semana em Campos, oferecendo uma vivência mais completa desse tipo de prática."DESTAQUESDia 3Orquestra Jovem do Estado, com regência de Frank Shipway e obras de Tchaikovski (Auditório Claudio Santoro, 11 h). Orquestra Experimental de Repertório, com Jamil Maluf (Auditório, 18 h)Dia 5Mozart Piano Quartet, com obras de Mozart, Brahms e Martinu (Masp, 20h30)Dia 7Webern e Beethoven com o Quarteto da Cidade (Igreja São Benedito, 15h30; e obras de Villa-Lobos e Stravinski com os professores do festival (Auditório, 21 h)Dia 10Cristina Ortiz sola o Concerto nº 2 de Rachmaninoff com a Sinfônica Municipal (Auditório, 18 h)Dia 12Pierrot Lunaire, de Schoenberg, com o Het Collectief (Masp, 20h30; repetição em Campos, no dia 13, às 21 h)Dia 14Quarteto Arditti, com obras contemporâneas (Auditório, 21 horas; repetição no Masp, no dia 15, às 20h30)Dia 15Orquestra Petrobras Sinfônica com Antonio Meneses e o Concerto de Dvorak (Auditório, 21 h)Dia 16Filarmônica de Minas Gerais, com a soprano Adriane Queiroz e o maestro Fabio Mechetti)Dia 17Orquestra do Festival, com regência de Claudio Cruz, solos do pianista José Feghali e obras de Almeida Prado, Beethoven e Villa-Lobos (Auditório, 18 h; repetição em Piracicaba (dia 19), Jundiaí (dia 20), Santos (dia 22), Santo André (dia 23) e na Sala São Paulo (dia 24)

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