Calendário da Pirelli faz 40 anos e ganha mostra em Berlim

1964-2006 Pirelli Calendar foi inaugurada na Berlinische Galerie e traz imagens sensuais de 120 mulheres clicadas por renomados fotógrafos

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Por Agencia Estado
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O calendário mais famoso do mundo comemora 40 anos de existência com a mostra 1964-2006 Pirelli Calendar, em cartaz na Berlinische Galerie até 18 de junho. A mostra traz imagens sensuais de 120 belas mulheres, tiradas por fotógrafos consagrados. Naomi Campbell, Eva Herzigova, Cindy Crawford, Kate Moss, Jennifer Lopez, Gisele Bundchen, entre outras, já estamparam o calendário, clicadas por um dos 27 fotógrafos que compõem a equipe, entre eles Herbs Ritts, Richard Avedon, Peter Lindbergh e Annie Leibovitz. Os cenários das fotos variam bastante. Praias da costa italiana, Hollywood, Bahamas, a Côte D´Azur francesa e o litoral do Rio de Janeiro são alguns dos eleitos. A Berlinische Galerie optou por não usar letreiros, nem indicar os nomes das modelos. As fotos são acompanhadas apenas pelo nome do fotógrafo e ano da edição. Além das 120 fotografias - dispostas cronologicamente desde 1964, ano do primeiro calendário -, completam a mostra grandes cubos centrais, com o título Backstage Pirelli Kalender - são imagens inéditas dos fotógrafos trabalhando com as modelos. Cerca de 90 fotografias, a maioria inédita, fazem parte do livro homônimo, organizado por Constatino Ruspoli e Stefano Corvi e apresentado em Berlim durante a mostra. As fotos trazem um pouco da atmosfera que envolve o criador e sua musa, deliberadamente exposta como tal e sem os retoques posteriores sobre o rosto ou corpo. É a mais ampla exposição até agora exibida sobre o The Cal, que teria sido criado com os mesmos objetivos dos tradicionais calendários que fazem sucesso nas paredes das oficinas mecânicas, mas com a diferença de que a Pirelli os transformou em objeto de arte. Os calendários não podem ser comprados nem vendidos: apenas alguns distribuidores, políticos, empresários, e outros "vips" da vida pública são agraciados com a "relíquia". Nas quatro décadas de sua existência, os calendários ganharam prestígio, combinando glamour e erotismo, até se tornarem objeto cobiçado, assim como as mulheres que os ilustram. O The Cal foi criado em 1964 a partir de uma idéia do fotógrafo Robert Freeman, retratista dos Beatles. Depois dele, Harri Peccinotti, Brian Duffi e Peter Knapp foram selecionados para clicar as lindas mulheres. Na época, buscava-se uma estética exótica, tanto nos cenários como na escolha das modelos. Em meados dos anos 80, o calendário ficou mais elegante e as locações eram feitas em estúdios cinematográficos, com destaque não apenas para os corpos, mas para os produtos Pirelli. Desde meados dos anos 90 até os dias atuais, o The Cal voltou à idéia inicial: clicar as mulheres mais desejadas do mundo em cenários de luxo. A exposição de Berlim é uma versão amplificada da primeira do gênero, exposta em 1997 no Palazzo Grassi de Veneza, e que foi vista em Milão, Monte Carlo, Buenos Aires, São Paulo, Tóquio e Moscou. Após sua passagem pela capital alemã, onde estará até o dia 18 de junho, a mostra retrospectiva das quatro décadas do The Cal segue para o Guggenheim de Nova York.

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