Caleidos e Unesco fazem parceria pela arte e educação

Projeto Dança-Escola tem por objetivo formar professores de escolas públicas, fazendo a ponte entre arte, ensino e sociedade a partir da dança e da poesia

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Por Agencia Estado
Atualização:

Projeto que busca a formação de professores de escolas públicas, o Dança-Escola reuniu cerca de 20 educadores para ensiná-los a usar a dança como ferramenta educativa, com o apoio da Unesco. A proposta de Isabel Marques e Fábio Brazil, diretores do Caleidos Arte e Ensino, é estabelecer pontes entre a arte, o ensino e a sociedade, utilizando para isso a linguagem da dança contemporânea e da poesia. Isabel conta que o namoro com a Unesco começou quando ela representou o Brasil em um encontro entre especialistas em arte e educação da América Latina. "Uma das questões discutidas estava no fato de que um País como o nosso, com tantos estilos de dança presentes na vida cultural, não utiliza essa expressão artística no ensino formal", diz a diretora. Foram oito meses de negociações com a diretora da Unesco, Tereza Wagner, até conseguir patrocínio para iniciar professores da rede pública no universo da dança. Como requisitos, os pedagogos deveriam estar em atividade e já ter alguma experiência com dança na escola. "Quando recebi as fichas de inscrição, observei que a dança, para muitos, é um apenas espetáculo, o repertório não era muito amplo e havia uma série de equívocos, boa parte apenas copiava o que via na televisão ou fazia dança de repertório sem conteúdo. Mesmo assim, conseguimos formar uma turma e ainda temos quatro, caso consigamos apoio para dar continuidade ao projeto." O primeiro passo, então, foi ampliar o contato com a dança e trazer conceitos à tona, por meio de um curso teórico e prático. Uma série de reflexões foi sugerida - pensar no espetáculo como um trabalho concreto, que envolve criação, o desenvolvimento de um processo de linguagem de movimentos e o pensamento por detrás desses elementos e ainda, pensar qual é o significado do corpo. Isabel e professores exploraram a criatividade para compor a dança. "Trabalhamos a elaboração de seqüências de movimentos e, principalmente, como transmitir aos alunos e levá-los à reflexão. Para isso, criamos gestos e depois discutíamos em grupo como transferir esse conhecimento para as crianças e a melhor maneira de fazê-lo para cada faixa etária, sem tirar a espontaneidade." O grupo foi conscientizado que dança não é apenas diversão e sim um processo artístico, que exige dedicação. Segundo os profissionais, as crianças devem ser estimuladas a trazer idéias e pensar sobre aquilo que estão fazendo, e devem participar de todas as etapas da criação. O caminho escolhido para montar uma seqüência foi a improvisão, composição coreográfica método de Rudof Laban e a leitura de textos de Paulo Freire e Ana Mae Barbosa. "Eles tiveram acesso a fundamentos técnicos, além de pensar a dança no contexto sociopolítico e cultural em que cada professor e aluno estão inseridos." Os professores também trabalharam a relação da dança com outras linguagens artísticas, como as artes plásticas (em um diálogo com Soraia Sabino) e com a poesia (um interface com Fábio Brazil). "O ideal seria dar continuidade ao projeto, acompanhar a transmissão das técnicas e aprofundar conceitos. Para isso precisamos de parcerias e apoiadores." O Caleidos nasceu em 1996, como um centro de estudos dentro da Unicamp e, desde então tem desenvolvido projetos de educação contínua de professores, espetáculos interativos, palestras, workshops e cursos.

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