Caixa Cultural inaugura mostra '30 Anos de Fotografia'

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

A exposição ''30 Anos de Fotografia'', que acaba de ser inaugurada na Caixa Cultural, em São Paulo, revela a ligação afetiva, intensa e de longa data com o gênero fotográfico vivida pela curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa. Uma seleção de 40 imagens de sua coleção pessoal é apresentada nessa mostra, que reúne obras assinadas por nomes como Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, Mario Cravo Neto, João Musa, Luiz Braga e tantos outros.É um passeio livre pelo gênero fotográfico o que se oferece na exposição, tendo a beleza das composições como ponto principal. A praia, em preto e branco, por exemplo, está nas imagens idílicas e suaves de Carlos Moreira (a de um homem solitário) ou na do momento de um jogo de futebol clicado por Farkas. A coleção de Rosely, que começou a fazer curadorias na década de 1970 e foi responsável pela impulsão da Casa da Fotografia Fuji, é mais ?uma coletânea?, como diz a crítica e colaboradora do Estado, Simonetta Persichetti. Ainda como parte da mostra será realizada na quarta-feira, às 19 horas, uma palestra sobre o tema Fotografia e Mercado, com a participação de Rosely, Simonetta e de Farkas.Ao mesmo tempo, a instituição apresenta até 14 de junho a exposição ''Coletivo Potiguar'', uma oportunidade para se conhecer a produção contemporânea de fotógrafos do Rio Grande do Norte: Numo Rama, Jean Lopes, José Frota, Erik van der Weijde, Karen Montenegro, Hugo Macedo, Max Pereira e Pablo Pinheiro. E ainda em torno da fotografia, a Caixa Cultural também abriga, até 21 de junho, as mostras ''A New York Hotel Story'', com curadoria de João Kulcsár e imagens feitas pela canadense Nathalie Daoust; e ''Coração do Brasil'', com os registros que a britânica Sue Cunningham realizou de populações indígenas às margens do Rio Xingu. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.30 Anos de Fotografia. Caixa Cultural. Praça da Sé, 111, Centro. Tel. (011) 3321-4400. 9 h/21 h (fecha 2.ª). Grátis. Até 26/6.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.