
01 de abril de 2021 | 05h00
“Mãe, você vai esconder ovinhos pela casa de novo?”, me perguntou meu filho ansioso para a resposta ser um sim. Adiante temos mais uma Páscoa sem poder comemorar com reuniões em família como antes, mas não é porque devemos manter o distanciamento social para conter a pandemia que vamos deixar de divertir as crianças. De todas as brincadeiras e atividades possíveis, caça aos ovos segue no topo do ranking para manter a animação em alta.
E isso vale para todas as faixas etárias, com adaptações, é claro. Os pequenos adoram pintar e vibram a cada pegada de coelhinho pelos cômodos alimentando a imaginação. Os maiores não acreditam mais na história toda, no entanto, isso não impede que curtam buscar e encontrar as delícias de chocolate escondidas dentro de potes ou atrás de livros. É o caso do meu Joaquim, com 12 anos recém-feitos. Acha bobinho tudo o que lembre as atividades artísticas da pré-escola, porém ainda adora uma gincana.
Já a pedagoga Vera Duarte tem os pequenos Helena, de 4 anos, e Gabriel, de 1 ano e 10 meses. Os dois se divertem pulando as pegadinhas coladas no chão pela mãe e fazendo cenouras com o talo no formato das mãozinhas deles. Ela ensina muitas atividades no Instagram @brincando_juntos e ainda dá dicas de livros e de educação infantil. Mães cansadas e/ou culpadas (alguém mais se identifica?) podem curtir dar print na tela do celular em uma brincadeira proposta pela pedagoga com frases motivacionais. As pegadinhas de papel estão passo a passo neste vídeo.
O segredo, então, é olhar com atenção para os gostos da meninada em casa e dar vazão à criatividade – a sua e a das crianças. Para inspirar o clima de brincadeira, vai aqui uma ajudinha com algumas ideias para preparar surpresas e também para se divertir na companhia da meninada:
Com ou sem cestinha para recolher os ovinhos encontrados, o que mais importa aqui é a emoção das crianças caçando doçuras pela casa. Quer acrescentar um estímulo? Há quem faça plaquinhas com pistas ou setas para apontar a direção correta, para espalhar pela casa. Os mais crescidos costumam gostar de desafios no formato de gincana.
As Patricias Marinho e Camargo, à frente do Instagram @tempojunto, têm um PDF com pistas para fazer download e imprimir para a caça aos ovos. A dupla faz várias brincadeiras com os filhos: Henrique (11 anos), Sofia (9) e Larissa (8), da Camargo; e Carolina (14) e Gabriela (7), da Marinho. As dicas estão neste vídeo sobre o tema no YouTube.
Não consegue fazer uma produção agora? Tudo bem, o que importa é o momento em família. Lance mão do “tá quente, tá frio” enquanto as crianças procuram os ovos. Basta esconder o chocolate pelos ambientes no sábado depois que elas dormirem e, na manhã de domingo, vibrar com a meninada.
Marcas de chocolate também investem em brincadeiras de Páscoa com as crianças. A Danke fez uma parceria com a crafter Estéfi Machado, que criou uma caça aos ovos para a empresa. No stories do Instagram @dankecacau, tem o passo a passo, também enviado nas compras da loja online.
A cenógrafa sugere usar as pontas de quatro dedos para fazer as pegadinhas do coelho pela casa e pregadores de roupa envoltos em barbante colorido como cenouras para servir de iscas para o caminho até os ovos. O Instagram @blog.estefi.machado é uma lindeza; veja esta sacola de papel que vira coelhinho.
Pintura de casquinhas de ovos
É uma ideia simples que pode entreter a garotada e ensinar em qualquer idade a importância de demonstrar afeto a amigos e parentes, distantes em mais esta Páscoa. Crianças pequenas costumam gostar de desenhar e pintar as mensagens para a família toda. Os mais crescidos podem soltar a criatividade em programas de design com versões gratuitas, como o Canva. Eles têm lá cartões temáticos, mas tudo pode ser customizado ou ainda começar do espaço em branco mesmo. Depois é mandar pelo celular ou email o cartão personalizado feito pela criança.
A arte-educadora Pricilla Credidio sugere o coelhinho de meia entre as brincadeiras para a Páscoa em família. Anote os materiais que ela o pequeno Tom, de 5 anos, usaram para criar uma fofura de listrinhas: uma meia, fita, elástico, algodão, laço pequeno e canetinha. Proprietária da Start Arte, empresa com três unidades em São Paulo que organiza atividades lúdicas para crianças, Pricilla explica o passo a passo para fazer o coelhinho de meia no vídeo abaixo.
Rolinhos de papel higiênico são super versáteis para atividades artísticas: podem servir de corpo de coelho a molde para orelhas. Apertando levemente o tubo, a base fica abaulada, em forma de arcos – molhe a pontinha na tinta e carimbe o papel. Contornos de mãos e pés da criançada também viram orelhas e patas de coelhinho.
Aqui a proposta é brincar de fato com os pequeninos. O desenho de um coelhinho sem rabo pode ser feito em uma cartolina branca usando canetinha e pintado com guache pela garotada. Depois que secar, você prega na parede e cola uma fita dupla face no lugar do rabinho. A criança pode observar o coelhinho por um tempo e depois você tapa os olhos dela com um lenço ou uma máscara de dormir. Aí ela tem de tentar colar uma bolinha de algodão no lugar do rabo.
Sabe aqueles biscoitos de Natal que você corta a massa com forminhas temáticas? Faça a receita e deixe a criançada modelar livremente, como ovos, coelhinhos ou apenas bolinhas (que podem ser arrematadas com confeitos coloridos). Receitas de chocolate em sessões de culinária em família também são sucesso na certa: de cookies a sorvete, passando pelo clássico brigadeiro. Dá uma bagunça boa enrolar o docinho – ótima oportunidade para ensinar a importância de lavar bem as mãos antes e depois da atividade.
Os menores, especialmente, adoram criar enfeites para deixar a casa no clima de Páscoa. Quem tem criança pequena em casa costuma ter cartolina, papel colorido ou copos e pratos descartáveis de festinhas anteriores. Orelhinhas podem ser coladas no copo com a boca para cima (olhos, nariz e boca são desenhados na lateral) ou na borda do prato de cabeça para baixo (o fundo do prato é cortado para que fique um círculo vazio no centro).
Se você não tiver nada disso, pode usar papel branco e caprichar no corte (atenção às tesouras; melhor a escolar, sempre sem ponta), na colagem e nas cores. Uma boa ideia é usar materiais orgânicos para dar cor e textura às formas desenhadas, colando o que encontrar solto no jardim, entre folhas, pedrinhas e flores. As casquinhas de ovos em tom natural também podem receber, depois de higienizadas, materiais orgânicos para fazer enfeites. Dá uma olhada na sugestão bacana da Estéfi: a artista pegou macarrão de letrinha e formou palavras de esperança – vacina! – para colar nos ovinhos.
Não se preocupe em ter todos os materiais para as atividades. Encontrar algo que você tenha em casa e que possa fazer a mesma função pode ser até melhor para ensinar a garotada sobre consumo consciente. Cola quente, olhinhos que mexem e glitter ajudam a incrementar a produção. Entretanto, ninguém precisa disso tudo para brincar. Canetinhas ou giz de cera podem pintar olhinhos pretos em um papel branco.
O importante não é conseguir um visual digno de publicações clean de Pinterest. Como pedagogos, pediatras e psicólogos costumam repetir, criança não liga para estética perfeita; ela quer presença. Passar um tempo juntos, relaxando em família, pode terminar sendo a maior delícia de mais esta Páscoa diferente em nossas vidas.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.