20 de abril de 2011 | 11h31
Foram nas competições de games com as crianças, nas rodadas de cerveja e no bate-papo com histórias de vida no boteco que se construiu o personagem que garantiu a Blat o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado do ano passado. Ainda no mesmo evento, "Bróder", que estreia amanhã nos cinemas, conquistou os prêmios de melhor filme, diretor, montagem e trilha sonora. "É o melhor papel da minha vida", conta Blat. "Tão denso que, na preparação de uma das cenas, subi até uma laje para respirar um pouco e me livrar do nervosismo", conta o ator. Ele não foi o único. A responsabilidade de dirigir seu primeiro longa fez com que o diretor Jeferson De, 42 anos, chegasse a chorar por causa de adiamentos relacionados à agenda dos atores e busca por patrocínio.
O filme, realizado em seis meses, com o orçamento de R$ 3, 2 milhões - menos da metade do que custou "Cidade de Deus" - é a vitrine que pode alçar Jeferson ao posto de novo queridinho da telona. "Espero finalmente ganhar dinheiro com cinema porque, por enquanto, grana, que é bom, nada", conta. O diretor, que antes trabalhava com curtas e programas de televisão, ia dar ao filme o título de "Um Dia". O diretor e campeão de bilheteria Daniel Filho sugeriu Brother. Jeferson, então, abrasileirou a palavra.
A preparação do elenco, feita por Sérgio Penna - que trabalhou em "Bruna Surfistinha" e "Lula, O Filho do Brasil", entre outras produções nacionais -, foi uma diversão à parte. O ator carioca Jonathan Haagensen penou para converter seu sotaque chiado à discreta melodia do ''s'' paulistano. "Uma fonoaudióloga me ajudou. Ainda bem que não tinha ''isqueiro na esquina da escola'' no roteiro", brinca. A atriz Cássia Kiss também suou para compor a personagem Sônia. Limpou casas de moradoras do Capão, conversou sobre o dia a dia delas e fez até uma feijoada como exercício de cena. "É, até que estava boa", atestou o ator Silvio Guidane, que provou a receita. As informações são do Jornal da Tarde.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.