Bob Dylan divulga vídeo da canção 'Duquesne Whistle'

O vídeo da canção "Duquesne Whistle" saiu nesta quarta-feira (29) e foi considerado "tarantiniano" pelo jornal "The Guardian". Talvez fosse melhor "chapliniano", com uma dose a mais de violência. No filme, um garoto sem lenço nem documento tenta flertar com uma moça bonita que vê passando nas ruas de (aparentemente) Los Angeles e enfrenta o preço de sua ousadia - além do desprezo da garota. No meio de toda a cena, Bob Dylan desfila com uma trupe circense: um lutador de gangue de rua, um sujeito maquiado com uma máscara do Kiss, um garoto, um careca, uma mina de peruca loira.

AE, Agência Estado

30 de agosto de 2012 | 10h27

"Duquesne Whistle" é a primeira música oficial de "Tempest", o 35.º álbum de estúdio de Bob Dylan, 71 anos, e chega às lojas no dia 11. Foi produzido por Jack Frost (que é um codinome do próprio Dylan) e é o primeiro desde "Together Through Life", de 2009.

O videoclipe foi dirigido por Nash Edgerton (que dirigiu antes "Beyond Here Lies Nothin?", também de Dylan). Folk-blues nostálgico, a música nova parece remeter a um exame de fora da própria condição de mito - como Leonard Cohen fez em "Going Home", canção de seu último álbum. A guitarra que faz contraponto à voz cada vez mais enfumaçada de Dylan é a de Mark Knopfler, do Dire Straits.

"Duquesne Whistle", ou "o apito do Duquesne", remete ao nome de um trem de passageiros da Pensilvânia (a canção tem de fato um balanço ferroviário), e a referência à localidade Carbondale (Illinois) molda uma trajetória pela memória do Meio Oeste americano. Em tese, essa é a terceira música inédita de Dylan, feita para o novo álbum, que é divulgada ou "vazada". As duas outras são "Early Roman Kings" e "Scarlet Town", da trilha da segunda temporada da série militarista "Strike Back", da Cinemax.

O álbum terá dez músicas, na seguinte ordem: 1. "Duquesne Whistle"; 2. "Soon After Midnight"; 3. "Narrow Way"; 4. "Long and Wasted Years"; 5. "Pay in Blood"; 6. "Scarlet Town"; 7. "Early Roman Kings"; 8. "Tin Angel"; 9. "Tempest"; 10. "Roll on John". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
músicaBob Dylan

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.