Bioy casares e o diário sobre uns dias no Brasil

O escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999), grande viajante, queria que suas expedições se transformassem em viagens interiores que o ajudassem a refletir. Em 1960 foi ao Brasil e dessa visita nasceu Uns Dias no Brasil, livro inédito que será lançado no dia 6 pela editora Páginas de Espuma na Espanha e pela Compañía na Argentina. Haverá ainda a exposição Brasília 1960 das fotografias inéditas tiradas por Bioy que o volume inclui, na Galeria Guayasamín da Casa da América.

Carmen Sigüenza, O Estado de S.Paulo

15 de agosto de 2010 | 00h00

Uns Dias no Brasil conta com epílogo do editor e tradutor Michel Lafón. Trata-se de uma obra breve, um livro "raro", de pouco mais de 100 páginas em forma de diário, outra das práticas do autor de A Invenção de Morel (1940), nas quais o narrador argentino descreve suas impressões, reflexões e lembranças do Rio, de São Paulo e de uma recém-nascida Brasília. O próprio Casares fez uma edição de uns 200 exemplares de Uns Dias no Brasil para a família e amigos, mas sem nenhuma repercussão pública, explica Juan Casamayor, editor de Páginas de Espuma.

Lafón, que vai à apresentação do livro dia 8, em Madri, diz no epílogo que o diário tem um toque íntimo e pessoal do autor "para seguir transformando qualquer dia de sua vida em uma viagem e uma aventura, qualquer lugar do mundo em uma ilha encantada onde tudo se torna possível e até mesmo desejável".

O autor, amigo inseparável de Jorge Luis Borges (eles se conheceram em 1931), foi ao Brasil convidado de um congresso de escritores organizado pelo Pen Clube. Por isso, as lembranças da viagem e a descrição de ambientes partilhadas por Alberto Morávia e Graham Greene fazem parte da narrativa, que inclui ainda a impressão decepcionante que Brasília, cuja construção começou em 1956, produziu em Bioy Casares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.