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Bienal do Design testa novo formato

Por Agencia Estado
Atualização:

O Sesc Pompéia é o espaço eleito para receber a 6.ª Bienal do Design, que este ano mudou o formato com duas mostras, uma seletiva e outra institucional, workshops, mesa-redonda e palestras com a presença de expoentes nacionais e internacionais. O evento, uma parceria entre a Associação dos Designers Gráficos do Brasil com o Senac e Sesc, pode ser conferido até o dia 7. "Esta pode ser considerada por nós da ADG como a Bienal mais importante. Tivemos uma grande resposta dos associados no que diz respeito ao número de projetos enviados, que superaram a edição anterior," diz o presidente da Associação, André Poppovic. Outro aspecto levantado por Poppovic é a maturidade do evento. "Alcançamos um bom nível de organização e consolidamos o evento no mercado." Poppovic conta que apesar dos abalos na economia causados pelos atentados de 11 de setembro em Nova York, a Associação conseguiu parcerias e patrocínio para tirar o projeto do papel. "Os investidores têm consciência da importância da Bienal e demonstraram o seu respeito por nosso trabalho." A Bienal foi orçada em R$ 1 milhão. Um dos destaques é a mostra seletiva, que teve 1.700 trabalhos inscritos, dos quais foram classificados 330, para concorrer em 19 categorias: Internet, autopromoção, capas de livros, cartazes, embalagens, ambientação, catálogos, CD-ROM, direção de design, periódicos, símbolos, tipografia, miscelânea e televisão, cinema e vídeo. Para definir os trabalhos premiados, um júri com 35 membros escolheu os contemplados. "Tivemos como critério para a escolha dos jurados a representatividade das pessoas no meio - de artistas a críticos." Como curador, Francisco Homem de Melo alinhavou os critérios para organizar a exposição. Os resultados, divulgados na abertura da Bienal, destacaram os 20 melhores trabalhos brasileiros do design que receberam o Prêmio ADG Ouro. A categoria autopromoção teve premiação dupla com o Kit 2001 Vicente Gil, da Vicente Gil Arquitetura e Design, e Portfólio Ilustração, do New Design. Outros destaques são a categoria livros com o prêmio para Victor Burton, pelo Dicionário Houaiss e capa de livro para Luiz Stein, por Noites Tropicais. "Os trabalhos vencedores traçam um panorama das novas tendências do setor", diz Poppovic. Em contrapartida, a mostra institucional funciona como uma radiografia do mercado. "A exposição é composta por trabalhos de associados, que apresentam a evolução da linguagem gráfica, técnicas e as tendências atuais. Funciona como referência para artistas, estudantes e profissionais." De acordo com Poppovic, as mostras são a base da ADG: "Temos um contato mais próximo com os associados, profissionais não-associados podem participar, criamos elos que fortalecem a nossa atuação." O evento abre espaço para designers renomados dividirem experiências com os brasileiros. Na quarta-feira, dia 3, David Carson marca presença no teatro do Sesc Pompéia; quinta é a vez de John Warwicker, da Tomate Co; e sexta, para encerrar, Rubén Fontana - todas as palestras serão às 20 horas. "O mercado exige, cada vez mais, a profissionalização e o aperfeiçoamento, essa parte da Bienal é reservada a esse tipo de reflexão", comenta. A 6.ª Bienal também possui um caráter político: apresentar a produção de design nacional no exterior. "O design é uma ferramenta para potencializar a exportação. O Brasil é rico em vários aspectos, mas ainda busca firmar-se no mercado internacional", diz Poppovic, para quem o design é um meio de fixar marcas no exterior. Uma das discussões presentes como tema de palestras e encontros gira em torno do valor que o design agrega a produtos e marcas. Os organizadores da Bienal apostam no diálogo e em convênios com grupos e artistas de fora. "Em cinco anos o mercado mudou, os profissionais não são mais os mesmos, houve um aumento de cursos e faculdades, por conseqüência uma melhora na produção, mas precisamos trocar informações." 6.ª Bienal de Design Gráfico. De terça a domingo, das 10 às 20 horas. Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, na zona oeste de São Paulo. Tel.: (11) 3871-7700. Até 7/4.

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