Beth Carvalho lança coletânea dos 45 anos de carreira

Neste ano em que completa 45 anos de carreira, Beth Carvalho lança pelo selo Discobertas, do produtor musical Marcelo Fróes, um box batizado de Primeiras Andanças - Os 10 Primeiros Anos. O trabalho mostra como começou a trajetória da cantora, que de professora de violão se tornou numa das grandes damas do samba, intérprete de sucessos atemporais. O box contém cinco discos, sendo seus três primeiros álbuns de estúdio e duas coletâneas com seus trabalhos iniciais - entre gravações de festivais de música e fitas demo, que englobam o período de 1965 a 1975.

AE, Agência Estado

09 de novembro de 2010 | 08h48

As coletâneas do pacote comemorativo mostram a cantora flertando ora com samba, ora com a bossa nova, em faixas como "Por Quem Morreu de Amor", de Roberto Menescal; "Viola Enluarada", de Marcos Valle; "Andança", de Danilo Caymmi; "Rosa da Gente", de Dorival Caymmi e Nelson Motta e "Sentinela", de Milton Nascimento, como próprio tocando violão.

Já os três primeiros discos da carreira, "Beth Carvalho" (1973), "Pra Seu Governo" (1974) e "Pandeiro e Viola" (1975) revelam uma artista mais madura, descobrindo que seu lugar era no samba. Entre as canções, estão "Miragem", de Nelson Cavaquinho; "Onde Está a Honestidade", de Noel Rosa; "Gota d''água", de Chico Buarque e "Fim de Reinado", de Martinho da Vila.

O pacote, no entanto, é mais do que uma regravação dos sucessos. Ao lançá-lo, o selo Discobertas fez todo um trabalho de restauração dos discos, retirando defeitos e deixando o som como se estivesse sido gravado hoje. Além disso, cada álbum traz no encarte histórias curiosas sobre as gravações e sobre a vida da cantora. Beth Carvalho supervisionou todas as restaurações. Em cada encarte, inclusive, há pequenas entrevistas feitas com a artista, nas quais ela fala sobre cada disco. As informações são do Jornal da Tarde.

Tudo o que sabemos sobre:
músicaBeth Carvalhocoletânea

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.