Divulgação
Divulgação

Beastie Boys lançam 8º álbum da carreira

Disco novo da banda deve chegar no final de maio nas lojas brasileiras

AE, Agência Estado

03 de maio de 2011 | 10h35

Primeiro, um órgão sintetizado até o limite. Aliás, acima do limite. Uma linha de baixo funky dá um suingue e prepara o terreno para a chegada da voz de Ad-Rock. É o primeiro disco cantado - ou rimado, se você preferir - dos Beastie Boys em sete anos. O último trabalho do trio foi o elogiável instrumental "The Mix-Up".

Por mais que musicalmente o grupo seja sempre interessante, vanguardista, principalmente como foi no início dos anos 80, as letras boca-suja de Mike D, MCA e Ad-Rock estavam fazendo falta num cenário fonográfico dominado por bom-mocismos de Justin Bieber e bizarrices de Lady Gaga.

A primeira estrofe de "Make Some Noise", faixa de abertura do álbum "Hot Sauce Committee Part Two", já avisa: "Yes, here we go again give you more, nothing lesser / Back on the mic is the anti-depresser / Ad-Rock, no pressure / Yes, we need this / The best is yet to come and, yes, believe this" ("Sim, aqui estamos de novo para dar a você mais, nada menos /Voltar aos microfones é o antidepressivo / Ad-Rock, sem pressão / Sim, a gente precisa disso / O melhor ainda está por vir, sim, acredite nisso").

O novo disco dos Beasties, cujo lançamento oficial é hoje, é tão barulhento quando a faixa-título pede ("Make Some Noise", lembra?). Seria como se os mais de 30 anos que separam o começo da banda até hoje não tivessem passado. Como se o rap e o rock?n?roll tivessem acabado de serem fundidos por esse trio de MCs amalucados - e a revolução do hip-hop liderada por esses branquelos tivesse apenas começando.

Apesar de manter a jovialidade nas letras, Mike D, Ad-Rock e MCA são quarentões - o último, o mais velho, tem 46, os dois primeiros, 44. A roupa também pode ser a mesma usada no auge, nos anos 80 e 90, mas é possível perceber, no discurso deles, que o tempo passou: "Minhas rimas envelhecem como vinho conforme envelheço", dispara MCA, na mesma canção de abertura.

É só o começo do 8º disco do grupo. O barulho, sempre constante, é apresentado de outras maneiras. Convenhamos, ele esteve presente em grande parte da discografia da banda. "Hot Sauce Committee Part Two" ''vazou'' na internet há duas semanas - esse discurso, de tão recorrente, já ficou completamente banalizado. Hoje o disco já pode ser encontrado nos Estados Unidos. No Brasil, o trabalho deve chegar no fim de maio. Para abrir o apetite dos fãs, poucas horas antes desse suposto vazamento, foi lançado o divertido "Fight For Your Right Revisited", um média-metragem de 30 minutos de duração, que brinca com o primeiro single lançado pelo grupo, lá em 1987, com Danny McBride, Elijah Wood e Seth Rogen no elenco. As informações são do Jornal da Tarde.

Tudo o que sabemos sobre:
músicaBeastie Boysálbum

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.