BBC HD estreia faixa diária com ênfase em gastronomia

É tempo de reality show na BBC - BBC HD, bem entendido, canal de entretenimento da grife, que estreia nesta segunda-feira no Brasil uma faixa de quatro horas (17 horas às 21 horas), de segunda a sexta-feira, baseada no conceito de lifestyle, com ênfase na gastronomia.

AE, Agência Estado

01 de abril de 2013 | 11h05

Quando aqui se pensa em BBC e logo se associa a sigla ao modelo ideal de TV pública, mal parece que a marca já acumula um sem-número de reality shows como esse que estreou neste domingo no "Fantástico" - "O Mundo Sem Mulheres" - confere? Até porque esse outro conceito de BBC, mais apegado ao entretenimento e distante da sobriedade do canal de notícias, ainda é cena nova aos nossos olhos. A BBC HD, afinal, braço da BBC Worldwide na América Latina e no Caribe, chegou ao Brasil há menos de um ano - em maio passado - e, até a semana passada, era sintonia restrita a uma única operadora de TV paga, a Net. Agora, estende-se ao line up da OiTV e segue negociando espaço nas demais operadoras.

É dentro do conceito de quem faz de toda experiência antropológica um pretexto para formatar reality show - ou para transformar o ordinário em extraordinário, como anuncia em seu briefing oficial - que a BBC HD inaugura sua faixa de modo de vida.

"Para a gente, na BBC, o gênero do lifesteyle é muito importante, a mensagem é que o lifestyle compõe uma parte enorme no acervo da BBC", disse à reportagem o vice-presidente de Programação dos canais BBC Worldwide para América Latina e países hispânicos dos Estados Unidos, Gareth Williams. Em entrevista por telefone, o executivo não se acanhou em endossar a boa fama da marca: "Acreditamos que fazemos umas produções ótimas nessa área. Assim, queremos oferecer ao mercado brasileiro e latino-americano o melhor das produções lifestyle, o melhor da BBC". A ideia, a princípio, é mais centrada em gastronomia por ser o assunto com maior potencial para atingir telespectadores de toda espécie. Mais adiante, admite Williams, os formatos devem invadir outros terrenos, como casa e jardinagem.

Não por acaso, a gastronomia é também o principal foco da BBC para buscar produções nacionais capazes de fazer a emissora cumprir a lei da TV paga, que exige de todo canal pago a exibição de 2h20 semanais - 3h30 a partir de setembro - de cenas brasileiras na faixa nobre, sendo que metade disso deve ser contemplado com produções independentes.

Como não tem sócios locais nem planos de inaugurar estúdio próprio aqui a médio prazo, a BBC busca parceria com produtoras independentes. "Produzir no Brasil é o nosso compromisso, queremos fazer uma série no Brasil, no ano que vem, nessa área de lifestyle", antecipou Williams.

Além dos realitys, a BBC HD põe no ar novas séries de ficção, como "Midwife" e "Blackout". Na quarta, às 22 h, estreia "Bedlam", de teor sobrenatural, em que os moradores de um condomínio de luxo hão de conviver com fantasmas que buscam vingança. Para compensar tanto drama, o fim de semana propõe conteúdo infantil pré-escolar com a faixa CBeebies (sábado e domingo, das 7 horas às 9 horas), a partir de sábado, tudo com a chancela da BBC. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
televisãoBBCreality show

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.