JF Diorio/Estadão
JF Diorio/Estadão

Baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins morre aos 50 anos 

Banda se apresentaria no Lollapalooza Brasil neste domingo; Miley Cyrus dedicará show no evento ao músico

Júnior Moreira Bordalo, O Estado de S.Paulo

26 de março de 2022 | 00h29

O baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, morreu aos 50 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais da banda na madrugada deste sábado, 26. A causa da morte não foi revelada. O grupo tem apresentação marcada no Lollapalooza Brasil, em São Paulo, neste domingo, 27. Em nota, a equipe do festival lamentou a perda do "amigo", mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o cancelamento do show.

No sábado, 26, a Secretaria Distrital de Saúde de Bogotá, na Colômbia, onde o músico morreu, divulgou um comunicado à imprensa sobre o fato, informando que o centro de emergências da cidade recebeu um relato de um "paciente com dor no peito" em um hotel ao norte da cidade, e enviou uma equipe ao local.

Chegando lá, ele já havia sido atendido por um profissional de saúde, que tinha feito o atendimento de emergência, incluindo tentativas de reanimação, sem resposta, o que fez com que Hawkins fosse declarado como morto. Ainda de acordo com a nota, os procedimentos com o corpo foram providenciados, e as investigações cabíveis neste tipo de caso estão sendo feitas.

"A família Foo Fighters está devastada pela trágica e prematura perda de nosso amado Taylor Hawkins", escreveu a banda no Twitter.

"Seu espírito musical e riso contagiante vão viver conosco para sempre. Nossos corações vão a sua mulher, filhos e família, e pedimos que sua privacidade seja tratada com o máximo de respeito nesse tempo de dificuldade inimaginável", conclui a nota.

O grupo Foo Fighters encerraria a maratona de shows do palco Budweiser do Lollapalooza Brasil, em São Paulo, no próximo domingo. A expectativa era de que o show se iniciasse às 20h30. No Twitter, a equipe do evento escreveu: "Estamos absolutamente devastados pela perda do nosso amigo, Taylor Hawkins. Não há palavras para descrever o que ele significou para nós e para todos os fãs de música ao redor do mundo. Nosso amor e apoio incondicionais vão para sua família, o Foo Fighters e toda a sua equipe". 

O Estadão entrou em contato com a equipe do Festival, mas ainda não obteve atualização sobre a apresentação do grupo após a notícia da morte do músico. 

Festival Estéreo Picnic, onde a banda se apresentaria em Bogotá, anunciou o cancelamento do show, que aconteceria na noite desta sexta-feira, 25, minutos antes da apresentação, justificando como "uma situação médica de muita gravidade". 

Segundo a página do evento, toda a turnê do Foo Fighters pela América Latina está cancelada, o que incluiria a apresentação aqui no Brasil. "É uma situação que sai das nossas mãos, sentimos muitíssimo e pedimos muita compreensão a todos". 

Nas redes sociais, a cantora norte-americana Miley Cyrus declarou que dedicará seu show no Lollapalooza 2022 a Taylor Hawkins. "É assim que eu sempre irei lembrar dele", escreveu ao postar uma imagem do músico no Instagram. 

A eterna Hannah Montana disse ainda que sua memória  favorita de baterista é a de dançar enquanto ele tocava a canção Brass in Pocket, do Pretenders. " [Estou] ouvindo repetidamente e imaginando nós dois rindo". Miley sobe ao palco do Lollapalloza 2022 neste sábado, 26. 

Trajetória

Hawkins se juntou ao Foo Fighters em 1997, dois anos após a estreia da banda. Natural do Texas, ele iniciou a carreira como baterista do grupo que acompanhava a cantora Alanis Morissette, e chegou a aparecer nos videoclipes de um de seus maiores sucessos, You Oughta Know.

O Foo Fighters é um grupo formado em 1994 e liderado pelo guitarrista e vocalista Dave Grohl, que antes havia atuado no Nirvana até a morte prematura de Kurt Cobain.

Durante as gravações do segundo álbum do grupo, The Colour and the Shape, o músico e o baterista da época, William Goldsmith, tiveram um desentendimento que levou a parceria ao fim. Hawkins foi, então, indicado como substituto. O último álbum do grupo, Medicine At Midnight, foi lançado em 2021.

O baterista era casado com Alison Hawkins desde 2005, com quem teve três filhos: Shane, Annabelle e Everleigh.

Tudo o que sabemos sobre:
Foo FightersTaylor Hawkins

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.