Raquel Cozer, raquel.cozer@grupoestado.com.br, O Estado de S.Paulo

22 de janeiro de 2011 | 00h00

Toda a prosa e a poesia de Glauco Mattoso, aos 60

Prestes a completar 60 anos, em 29 de junho, Glauco Mattoso terá sua obra resgatada por duas editoras. O recém-criado selo Tordesilhas acaba de contratar toda a sua prosa - a nova versão da coletânea Contos Hediondos, incluindo inéditos, e os romances A Planta da Donzela e Manual do Podólatra Amador - e está em conversas avançadas para adquirir também toda a poesia, com mais de 3 mil sonetos (Glauco é conhecido como o poeta que mais escreveu sonetos na história). A produção poética inclui 35 títulos (de antes e depois da cegueira causada pelo glaucoma, em 1995) fora de catálogo ou com contrato por expirar, além de poemas só publicados na internet. A ambição de reunir toda a obra literária de Mattoso numa única casa esbarra em projeto do selo Demônio Negro, que coloca no mercado em junho a caixa Biblioteca Mattosiana. O lançamento incluirá os sete títulos da série homônima, três inéditos (O Poeta da Crueldade, O Poeta Pornosiano e Poemídia e Sonetrilha) e um bônus, a coletânea A Maldição do Mago Marginal.

GASTRONOMIA

Receitas do vovô

Um livro de 1928, A Arte Culinária da Bahia, terá nova edição em junho pela WMF Martins Fontes. Lançado após a morte do autor, o abolicionista Manuel Querino (1851-1923), o volume é um inventário com base histórica de pratos e bebidas africanos e afro-baianos. Entre as curiosidades, o fato de que o acarajé era usado na África como "isca" para crianças a serem vendidas como escravas.

INTERNET

Os esquecidos

Numa boa sacada de marketing, a americana Melville House resolveu pôr o leitor para trabalhar com o lançamento da Neversink Library. Pelo site www.neversinklibrary.com, a editora convoca internautas a indicarem clássicos esquecidos ou ignorados. Os títulos sugeridos passam a integrar o catálogo, em edições "bonitas a preços razoáveis".

CONCRETISMO

As Galáxias de Haroldo

Arnaldo Antunes aceitou convite para ler o poema Galáxias na abertura da Ocupação Haroldo de Campos - HLAXIAS, no Itaú Cultural, em 16/2. Com documentos como dedicatória de Octavio Paz ao poeta, a mostra será envolvida por instalação de Livio Tragtenberg e terá textos feitos especialmente, a exemplo de Caetano Veloso, que descreve Haroldo (1929-2003) como "barroco entre os líderes de uma revolução minimalista".

*

Não foi proposital a abertura quase coincidir com o aniversário de 80 anos de Augusto de Campos, irmão do homenageado, no dia 14. Aliás, convidado, o caçula dos concretistas avisou que não poderia comparecer.

MUDANÇA

José Luiz Peixoto & Companhia

A Companhia das Letras garantiu os direitos do mais recente romance do elogiado autor português José Luiz Peixoto, que tem duas obras pela Record: Cemitério de Pianos (2006) e Uma Casa na Escuridão (2009). O romance Livro, lançado em setembro em Portugal, trata da emigração de portugueses para a França em décadas passadas.

BIOGRAFIA - 1

A vida antes da paternidade

Recém-alçado ao status de pai, Elton John terá sua vida prévia à paternidade lembrada por aqui em Elton: A Biografia, que a Editora Companhia Nacional lança no início do segundo semestre. "O ponto forte da obra - recuperar os menores detalhes da vida e da música de Elton - pode causar tédio em um fã menos que ávido", escreveu a Publishers Weekly sobre o livro de David Buckley.

BIOGRAFIA - 2

Angelina Jolie não autorizada

Andrew Morton, o homem que Diana escolheu quando resolveu contar sua versão da história com o príncipe Charles, publicará pela Novo Século o recente Angelina - Uma Biografia Não Autorizada. Previsto para julho, o título consegue a proeza de contar detalhes que a própria atriz, nada dada a segredos, nunca revelou em entrevistas.

*

O autor, por sinal, voltará a atormentar a família real em William & Catherine, previsto para sair semanas depois do casamento do filho de Diana, marcado para 29 de abril.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.