
07 de dezembro de 2012 | 18h48
Lafonte se reposiciona para crescer
Nos últimos quatro meses, a Lafonte, do grupo Escala - com forte presença no mercado de didáticos e dono de mais de 120 títulos de revistas - vem se reorganizando para competir de igual com as maiores editoras do País por um lugar nas listas de mais vendidos. Em janeiro, apresenta dois novos selos. Pelo Hamelin, publicará ficção em geral - romances, títulos juvenis, chicklit e fantasia. Entre os primeiros autores estão Silvia Day, nas listas com a trilogia Toda Sua (Paralela), e J. Kenner. Editará, também, os cinco títulos da série O Único e Eterno Rei, de T.H. White, que narram histórias como as do Rei Arthur, Merlin e de Guinevère. O selo Princípio vai abrigar os títulos de desenvolvimento pessoal e negócios e autores como Marcos Silvestre, de 12 Meses para Enriquecer, e Jacob Petry, que escreverá com Valdir Bündchen, pai da Gisele, obra sobre inteligência prática. A editora mãe é a Lafonte, que publicará obras de não ficção, especialmente nas áreas de música e gastronomia. Ela segue com o direito da marca Larousse, a famosa editora francesa do grupo Hachette, maior do mundo, do qual inclusive a Escala já fez parte - a sociedade foi desfeita em 2010. Com o selo Lafonte, lançará, finalmente, A Pequena Biblioteca do Vinho, que o leitor brasileiro conhecia na versão importada. Moda Intuitiva, de Cris Guerra, também está na programação. Serão 140 novos títulos em 2013 - ante os 70 de 2012 - e para dar conta da empreitada a equipe cresceu 30%. O digital também está na mira do diretor Pedro Almeida, ex-Leya, que chegou para implementar as mudanças, e contratos foram fechados com Apple, Amazon e Google.
CONJUNTURA
Movimento natural ou crise?
Dezembro agitado nas editoras. O gerente comercial Denis Barros deixou a Planeta e foi para a Novo Conceito. César González, diretor-geral, assume também o posto. Jaime Mendes, que saiu da Zahar depois de 12 anos para cuidar do comercial da Cosac Naify, sai da editora paulista menos de dois anos depois. Na Leya, agora foi a vez de José Augusto Barrichello, do editorial, sair. E a editora Gabriela Nascimento deixa a Gutenberg.
INTERNACIONAL
Frankfurt no Brasil
Ricardo Costa, ex-Publishnews e ex-Copia, representará a Feira de Frankfurt no Brasil, reportando-se à vice-presidente Marifé Garcia. É o primeiro passo para a abertura de escritório aqui. Na pauta inicial, a Contec, a feira de 2013 e o ano da Alemanha no Brasil.
DIGITAL
Os novos direitos autorais
O 4.º Congresso Internacional do Livro Digital confirma os primeiros nomes para a próxima edição (13 e 14 de junho): Rainer Just, presidente da International Federation of Reproduction Rights Organisations (IFRRO), e Magdalena Vincent, presidente do Centro Espanhol de Direitos Reprográficos (Cedro). Vão falar sobre a evolução dos direitos autorais na era digital.
EVENTO
Pensando a leitura
O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) para sediar um encontro, em novembro, com representantes de países ibero-americanos. Ocorrerá junto com as reuniões do comitê executivo e do conselho da entidade.
FICÇÃO
Obras notáveis
Apontado pelo New York Times como um dos cem livros mais notáveis de 2012, Gods Without Men, do britânico Hari Kunzru, 43, será editado aqui pela Nossa Cultura no 2.º semestre de 2013. A obra explora a conexão tempo-espaço com histórias entrelaçadas que se desenrolam no deserto de Mojave, na Califórnia, entre o século 18 e o ano de 2009.
*
Também “notável”, A Hologram For The King, do americano Dave Eggers, 42, está na programação da Companhia das Letras para o ano que vem. O livro é uma parábola da América na economia global. A editora aproveitou e adquiriu, ainda, os direitos de Uma Comovente Obra de Espantoso Talento, já publicado aqui, pela Rocco, mas esgotado.
CINEMA
Para ler antes de ver
Chris Colfer, ator do seriado Glee, terá seu segundo livro publicado no Brasil pela Benvirá. The Struck of Lightning - The Carson Phillips Journal, lançado no fim de novembro nos Estados Unidos, deu origem ao filme homônimo, que chega aos cinemas americanos em janeiro e que foi roteirizado e protagonizado pelo próprio autor.
*
No horizonte da Benvirá para 2013, outros títulos que inspiraram produções cinematográficas. Entre eles, Sem Proteção - o filme, de Robert Redford, estreia aqui em março; e ainda A Vida Financeira dos Poetas, romance de Jess Walters que vai virar Bailout, com Jack Black no papel principal. Na obra, um ex-repórter de economia tem uma ideia quixotesca: criar um site sobre finanças escrito em versos brancos.
Mais vendidos
FICÇÃO
1. CINQUENTA TONS DE CINZA
E.L. James
Intrínseca
(Última 1º/19 semanas)
2. CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
E.L. James
Intrínseca
(Última 2º/4 semanas)
3. CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS
E.L. James
Intrínseca
(Última 3º/12 semanas)
4. PROFUNDAMENTE SUA
Sylvia Day
Paralela
(Última -/1 semana)
5. TODA SUA
Sylvia Day
Paralela
(Última 10º/13 semanas)
6. A TRAVESSIA
William P. Young
Arqueiro
(Última 9º/3 semanas)
7. TRILOGIA CINQUENTA TONS DE CINZA - BOX
E.L. James
Intrínseca
(Última -/1 semana)
8. DIÁLOGOS IMPOSSÍVEIS
Luis Fernando Verissimo
Objetiva
(Última -/4 semanas)
9. UM PORTO SEGURO
Nicholas Sparks
Novo Conceito
(Última -/8 semanas)
10. DIÁRIO DE UM BANANA
Jeff Kinney
Vergara & Riba
(Última -/17 semanas)
NÃO FICÇÃO
1. NADA A PERDER - MOMENTOS DE CONVICÇÃO QUE MUDARAM MINHA VIDA
Edir Macedo
Planeta do Brasil
(Última 1º/12 semanas)
2. EU NÃO CONSIGO EMAGRECER
Dr. Pierre Dukan
Best Seller
(Última 2º/13 semanas)
3. VIAJANTE CHIC!
Gloria Kalil
Agir
(Última 3º/4 semanas)
4. A QUEDA
Diogo Mainardi
Record
(Última 4º/15 semanas)
5. ENCANTADORES DE VIDAS
Eduardo Moreira
Record
(Última 8º/13 semanas)
AUTOAJUDA
1. QUEM PENSA ENRIQUECE
Napoleon Hill
Fundamento
(Última 2º/12 semanas)
2. CASAMENTO BLINDADO
Cristiane e Renato Cardoso
Thomas Nelson Brasil
(Última 3º/19 semanas)
3. O MONGE E O EXECUTIVO
James C. Hunter
Sextante
(Última 6ª/379 semanas)
4. FERIDAS DA ALMA
Padre Reginaldo Manzotti
Agir
(Última 1º/5 semanas)
5. NIETZSCHEPARA ESTRESSADOS
Allan Percy
Sextante
(Última 5º/64 semanas)
Fonte: InformEstado. Período de venda: de 26 de novembro a 2 de dezembro. Lojas físicas: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva. Internet: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.