02 de novembro de 2012 | 18h00
Um tributo às livrarias cariocas
A Edusp prepara dois lançamentos para o Seminário Internacional Livros e Universidades, que será realizado na próxima semana em São Paulo. Autor de Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras (2009), Ubiratan Machado acompanha desta vez a movimentação livreira no Rio de Janeiro nos últimos três séculos e meio - dos tempos de d. João VI aos dias de hoje - e lança História das Livrarias Cariocas, com mais de 500 páginas fartamente ilustradas com fotos de época e documentos que ajudam a contar essa história. Personagens e lojas como a Paula Brito, Garnier, Francisco Alves, Civilização Brasileira, José Olympio, São José, Da Vinci, Argumento, Travessa, as megastores e as do subúrbio são detalhadas pelo autor. Entre os destaques, o novo prédio da Laemmert (foto), construído entre 1898 e 1899 e que deu à loja o título de a mais luxuosa da cidade. É o mapa das livrarias do Rio e, ao mesmo tempo, o retrato da vida intelectual, social e política do País. Já O Livro no Brasil, de Laurence Hallewell, de mais de 800 páginas, ganha edição de bolso.
TRADUÇÃO 1
Mais um carimbo no passaporte
K., romance de Bernardo Kucinski que retrata o País durante a ditadura militar, teve os direitos comprados pela alemã Transit Buchverlag GmbH, que deve lançá-lo na Feira de Frankfurt, em 2013. Sarita Brandt, que já verteu para o alemão Clarice Lispector e José Saramago, é a tradutora. Em fevereiro, ele será editado em Londres e provavelmente na Espanha. K. é finalista do Portugal Telecom, que anuncia seus vencedores dia 26.
TRADUÇÃO 2
Com a grife de Galeano
Dos 14 contos de Bangladesh, Tal Vez, livro que Eric Nepomuceno lança esta semana no México, seis foram traduzidos pelo uruguaio Eduardo Galeano. A edição é da Almadía.
EVENTO
No rastro de Frankfurt
Autores da Record que forem escalados para a Feira de Frankfurt 2013 devem ter o roteiro de viagem esticado. Guiomar de Grammont, que hoje cuida de literatura brasileira no grupo, já ajudou a organizar o Letras em Lisboa (2008 e 2009), na Casa Fernando Pessoa, e o Salão do Livro Latino-americano de Paris (2009) e espera novas edições dos encontros para o ano que vem.
COLEÇÃO
A cidade como personagem
Para reunir romances ambientados em Curitiba, a Arte e Letra, ela também situada na capital paranaense, lança, no primeiro semestre, os primeiros títulos da coleção Osório. Thiago Tizzot, Luiz Felipe Leprevost e Irinêo Baptista Netto toparam escrever sobre a cidade.
ROMANCE
Dostoiévski antes do Natal
A 34 lança mais dois títulos do russo Fiodor Dostoiévski no Brasil, no encerramento do Encontros de Literatura Russa, que vai de 7 de novembro a 5 de dezembro no Centro Cultura Maria Antonia. São eles: A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes, traduzido por Lucas Simone, e Dois Sonhos: O Sonho do Titio e Sonhos de Petersburgo em Verso e Prosa, por Paulo Bezerra, o mais recente premiado com a medalha Puchkin, do governo russo, por seus serviços prestados para a divulgação da cultura do País.
CURSO
Os meandros do mercado
Entre os cursos que a recém-inaugurada Babilônia Cultural programa para 2013 está o Gestão, Produção e Empreendedorismo no Mercado Editorial, com uma das fundadoras da agência, Michelle Strzoda. Será nos dias 21, 23, 28 e 30 de janeiro à noite, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, no Rio. Na programação, há também encontros com autores como Raphael Draccon e Carolina Munhóz (no dia 12/1) e a musa teen Thalita Rebouças (no dia 17/1).
CONTO
Volta às histórias curtas
Aos 86 anos e com um saldo de 16 milhões de livros vendidos, Zibia Gasparetto lança ainda este ano a coletânea Contos do Dia a Dia, com textos escritos ao longo de sua vida e inéditos em livro. É seu terceiro título do gênero. No ano que vem, a autora comemora 55 anos de carreira - nesse tempo todo, publicou mais de 40 obras.
Mais vendidos
FICÇÃO
1.CINQUENTA TONS DE CINZA
E.L. James
Intrínseca
(Última 1º/14 semanas)
2.CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS
E.L. James
Intrínseca
(Última 2º/7 semanas)
3.AGAPINHO - ÁGAPE PARA CRIANÇAS
Padre Marcelo Rossi
Globo
(Última 3º/28 semanas)
4.A DANÇA DOS DRAGÕES
George R.R. Martin
Leya Brasil
(Última 5º/14 semanas)
5.A GUERRA DOS TRONOS
George R.R. Martin
Leya Brasil
(Última 6º/76 semanas)
6.TODA SUA
Sylvia Day
Paralela
(Última 4º/8 semanas)
7.A SOMBRA DA SERPENTE
Rick Riordan
Intrínseca
(Última 7º/2 semanas)
8.O FESTIM DOS CORVOS
George R.R. Martin
Leya Brasil
(Última -/31 semanas)
9.A TORMENTA DE ESPADAS
George R.R. Martin
Leya Brasil
(Última -/33 semanas)
10.A FÚRIA DOS REIS
George R.R. Martin
Leya Brasil
(Última -/47 semanas)
NÃO FICÇÃO
1.NADA A PERDER - MOMENTOS DE CONVICÇÃO QUE MUDARAM MINHA VIDA
Edir Macedo
Planeta do Brasil
(Última 1º/7 semanas)
2.EU NÃO CONSIGO EMAGRECER
Dr. Pierre Dukan
Best Seller
(Última 4º/8 semanas)
3.CARCEREIROS
Drauzio Varella
Companhia das Letras
(Última 3º/4 semanas)
4.A QUEDA
Diogo Mainardi
Record
(Última 2º/10 semanas)
5.ENCANTADORES DE VIDAS
Eduardo Moreira
Record
(Última 6º/8 semanas)
AUTOAJUDA
1.DESPERTE DO MILIONÁRIO QUE HÁ EM VOCÊ
Carlos Wizard Martins
Gente
(Última 1º/23 semanas)
2.TRANSFORME SEUS SONHOS EM VIDA
Eduardo Shinyashiki
Gente
(Última 2º/2 semanas)
3.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS
Allan Percy
Sextante
(Última 6º/59 semanas)
4.CASAMENTO BLINDADO
Cristiane e Renato Cardoso
Thomas Nelson Brasil
(Última 3º/14 semanas)
5.O MONGE E O EXECUTIVO
James C. Hunter
Sextante
(Última 4º/374 semanas)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.