Babel

LIVRARIA 1

MARIA FERNANDA RODRIGUES,

19 Outubro 2012 | 19h00

Novo espaço para debate em São Paulo

Entres as grandes livrarias paulistanas, só a Martins Fontes não tinha ainda um auditório. Não que não quisesse; o problema era a falta de espaço. É consenso que para sobreviverem as livrarias se tornarão cada vez mais espaços de convivência - com o livro, claro, sendo o fio condutor de debates, peças de teatro, apresentações musicais, leituras. Há meses matutando a ideia, Alexandre Martins Fontes finalmente tirou o projeto do papel. Desde o fim da última semana, um conjunto comercial vizinho à loja da Avenida Paulista está sendo reformado para se transformar num auditório para 50 pessoas. A inauguração será em dezembro, mas a programação cultural será apresentada em soft opening. Jonatas Eliakim, ex-Casa do Saber, cuidará da agenda. O espaço estará aberto, de forma gratuita, a projetos culturais - mas desde que esses eventos sejam oferecidos também gratuitamente ao público. O arquiteto Gabriel Kalili é responsável pelo projeto e Maria Helena Cruz, pelo paisagismo - do auditório será possível ver e ir até o terraço superarborizado.

LIVRARIA 2

Duas gigantes

Rumores de que a Amazon estaria negociando a compra da Saraiva se intensificaram esta semana com notícia publicada pela Bloomberg. Questionado por esta coluna se a Saraiva poderia fazer parceria com algum grande player como a Amazon ou outro, Marcílio Pousada, presidente da rede, respondeu, às vésperas da Feira de Frankfurt, quando o boato começava a se espalhar: "Tudo no mundo é possível. Essa é a única coisa que posso falar. Olhamos para tudo."

*

Maior rede de livrarias do País, ela inaugurou ontem sua 103.ª loja (Jundiaí), prepara mais duas aberturas para este ano (Recife e Rio) e pelo menos quatro para 2013. Mas é o desempenho dos e-books que chama a atenção. Em outubro, o volume de vendas de livros digitais equivalia à 11.ª loja da rede. Em setembro, ocupava a posição 39.ª. Em julho, 60.ª e em janeiro, 79.ª.

COLEÇÃO

Descobrindo Portugal

Para o lançamento da coleção Novíssimos, que vai reunir 10 obras escritas pela nova geração de autores portugueses, a Leya trará ao Brasil, em novembro, os cinco escritores que inauguram a série: Nuno Camarneiro, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Sandro William Junqueira e João Ricardo Pedro, vencedor do Prêmio Leya 2011. Eles passarão pelo Rio de Janeiro (9 a 12), São Paulo (13 a 15) e Brasília (16 e 17). Os outros cinco títulos, de Rui Cardoso Martins, David Machado, André Gago, João Tordo e Bruno Margo, ficaram para 2013.

TRADUÇÃO

O interesse da Sérvia

Três brasileiros serão editados na Sérvia: Flávia Lins e Silva (Mururu no Amazonas), Erico Verissimo (O Tempo e o Vento) e Rachel de Queiroz (Memorial de Maria Moura). Os negócios foram fechados em Frankfurt.

EDUCAÇÃO

Cengage e National Geographic

No dia 8, a Cengage Learning, presente em 140 países, anuncia, em evento sobre educação em São Paulo, a aquisição da National Geographic Learning. Na prática, isso quer dizer que a Cengage vai ter acesso ao material produzido pela empresa, incluindo os exemplares já digitalizados da centenária revista National Geographic, e poderá usar esse conteúdo em seus materiais didáticos.

FICÇÃO

Mais dois de Alan Pauls

O argentino Alan Pauls acaba de entregar à Anagrama os originais de História do Dinheiro, último volume da trilogia sobre seu país nos anos 1970. Sai na Argentina e na Espanha em março. A Cosac Naify, que já publicou os dois anteriores aqui, quer editá-lo no início de 2014. Antes, em fevereiro de 2013, lança A Vida Descalço, com a presença do autor.

PROJETO

Leitura no trem e e-book grátis

Livros como Última Noite de Inocência e Sem Compromisso estão entre os títulos que a Harlequin doará ao projeto Livro Livre, que vai distribuí-los, entre 29 e 31 de outubro, em cinco estações da CPTM.

*

Com atuação em 114 países, a editora de livros românticos começou há pouco a vender e-books no Brasil e já conseguiu um feito: vai poder distribuir gratuitamente essas obras digitais como faz em todo o mundo. É sua estratégia de marketing. Aqui, ela é uma joint venture da matriz canadense com a Record e sua operação digital é feita pela DLD, que tem uma política mais restritiva com relação à distribuição de e-books. Em meados de novembro, quem baixar o aplicativo vai ganhar um livro digital e poder comprar outros.

Mais vendidos

FICÇÃO

1.CINQUENTA TONS DE CINZA

E.L. James

Intrínseca

(Última 1º/12 semanas)

2.CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS

E.L. James

Intrínseca

(Última 2º/5 semanas)

3.AGAPINHO - ÁGAPE PARA CRIANÇAS

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 6º/26 semanas)

4.DIÁRIO DE UM BANANA - VOL. 6

Jeff Kinney

Vergara & Riba

(Última 10º/15 semanas)

5.TODA SUA

Sylvia Day

Parelela

(Última 5º/6 semanas)

6.UM PORTO SEGURO

Nicholas Sparks

Novo Conceito

(Última 7º/5 semanas)

7.A GUERRA DOS TRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/74 semanas)

8.DIÁRIO DE UM BANANA

Jeff Kinney

Vergara & Riba

(Última -/1 semana)

9.ASSASSIN’S CREED

Oliver Bowden

Galera Record

(Última -/2 semanas)

10.INVERNO DO MUNDO

Ken Follett

Arqueiro

(Última 9º/3 semanas)

NÃO FICÇÃO

1.A QUEDA

Diogo Mainardi

Record

(Última 1º/8 semanas)

2.CARCEREIROS

Drauzio Varella

Companhia das Letras

(Última 2º/2 semanas)

3.EU NÃO CONSIGO EMAGRECER

Dr. Pierre

Dukan

Best Seller

(Última 4º/6 semanas)

4.NÃO HÁ DIA FÁCIL

Kevin Maurer e Mark Owen

Paralela

(Última 3º/5 semanas)

5.O LIVRO DA PSICOLOGIA

Nigel Benson, Marcus Weeks e outros

Globo

(Última 7º/2 semanas)

AUTOAJUDA

1.MENTES BRILHANTES

Alberto Dell’Isola

Universo dos Livros

(Última 1º/4 semanas)

2.A GRAÇA DE DEUS

Reverendo

Aldo Quintão

Sextante

(Última -/1 semana)

3.DESPERTE O MILIONÁRIO QUE HÁ EM VOCÊ

Carlos Wizard Martins

Gente

(Última 2º/21 semanas)

4.CASAMENTO BLINDADO

Cristiane e Renato Cardoso

Thomas Nelson Brasil

(Última 3º/12 semanas)

5.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS

Allan Percy

Sextante

(Última 7º/57 semanas)

 

Mais conteúdo sobre:
babel

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.