Babel

EVENTO

Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo

12 Outubro 2012 | 18h11

Literatura em águas amazônicas e ladeiras mineiras 

A Livraria da Vila começa a definir os convidados da próxima edição do Navegar É Preciso, cruzeiro literário pelas águas do Rio Negro que mistura turismo pela floresta amazônica com conversas sobre livros. Os amigos Luis Fernando Verissimo, cronista do Caderno 2, e Zuenir Ventura, que já dividiram muito palco pelas feiras literárias País afora, voltam a se encontrar no barco, entre os dias 29 de abril e 3 de maio. Além deles, irão Frei Betto e o chileno Alejandro Zambra, que veio à Flip em julho. Como nas edições anteriores, haverá uma peça de teatro e um show musical, ainda a serem confirmados. Já que Verissimo estará lá, não seria mal levar sua banda Jazz 6. Outro encontro que começa a ter sua programação definida é o Fórum das Letras. Serão vistos subindo e descendo as ladeiras de Ouro Preto entre 22 e 25 de novembro: Nélida Piñon, Antonio Cícero, Viviane Mosé, Fernando Molica e Santiago Nazarian, entre outros. Quase todos os convidados serão autores da Record, que contratou recentemente Guiomar de Grammont, a idealizadora do evento, como editora de literatura brasileira. A organização do festival tinha optado por pular a edição de 2013, mas voltou atrás. 

FICÇÃO

Baricco agora na Alfaguara

O italiano Alessandro Baricco terá seus últimos romances Tre Volte All’Alba (2012) e Mr. Gwyn (2011) publicados no Brasil pela Alfaguara. Os títulos anteriores saíram aqui pela Companhia das Letras e os primeiros, pela Rocco e Iluminuras. As negociações começaram antes da Feira de Frankfurt, e tudo se resolveu esta semana na Alemanha.

BIOGRAFIA

Aplauso final

A Coleção Aplauso, criada pela Imprensa Oficial para contar a história da produção cultural brasileira a partir da biografia dos seus principais personagens, deve chegar ao fim este ano. Já foram publicados mais de 200 títulos, há seis prontos e outros oito em produção. Entre as novidades, obras sobre Quarteto em Cy, Jair Rodrigues e Johnny Alf.

FEIRA

Alemanha para além da Bienal

O Brasil será homenageado na Feira de Frankfurt em 2013 e a Alemanha será homenageada na Bienal do Rio no mesmo ano. Antes, a organização da feira brasileira deve envolver cursos de designer do Rio, numa espécie de concurso para definir a identidade visual da homenagem. Já o Brasil deve mandar autores e editores à Alemanha para a Feira de Leipzig para começar a esquentar para Frankfurt.

TRADUÇÃO

Certos descaminhos

Na Feira do Livro de Frankfurt, que termina amanhã, Cristovão Tezza perdeu a entrada para o pavilhão onde o Brasil apresentava o conceito de sua participação na feira de 2013 e aproveitou para assinar mais um contrato internacional. O Filho Eterno será editado na Dinamarca pela Forlaget.

CONTO

Cecília & Dickens

Obra com a adaptação e tradução de Cecília Meireles para Conto de Natal, clássico de Charles Dickens, sai pela Global em novembro com ilustrações de Lélis. Agora clássico da poeta, Ou Isto Ou Aquilo acaba de chegar às livrarias com cara nova. A editora conquistou, há pouco, os direitos de toda a obra de Cecília, e as reedições devem continuar.

NÃO FICÇÃO

Leonardo, o cientista

A Pensamento publica em novembro A Alma de Leonardo da Vinci - Um Gênio em Busca do Segredo da Vida, do físico austríaco Fritjof Capra. O conhecimento científico - aliás, o título em inglês começa com The Science of Leonardo - é estudado ao lado do talento artístico do renascentista.

ROMANCE

A excêntrica Sofi

Sofi Oksanen, autora de Expurgo, que virou filme e vai representar a Finlândia na busca por uma indicação para concorrer ao Oscar de melhor produção estrangeira, terá seu novo romance, When The Doves Disappeared, lançado pela Record. A obra, que trata de ocupação, resistência e colaboração, se passa na Estônia durante e depois da 2.ª Guerra Mundial.

ARTE

A Cosac de novo na briga

A Cosac Naify, que andou passando por reestruturações recentes e apertou os cintos, deve voltar a investir em livros de arte, com as edições caprichadas, como a caixa Tunga, que fizeram sua fama, a partir do ano que vem.

Mais vendidos

FICÇÃO

1. CINQUENTA TONS DE CINZA

E.L. James

Intrínseca

(Última 1º/11 semanas)

2. CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS

E.L. James

Intrínseca

(Última 2º/4 semanas)

3. A DANÇA DOS DRAGÕES

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 3º/12 semanas)

4. A GUERRA DOS TRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 5º/73 semanas)

5. TODA SUA

Sylvia Day

Paralela

(Última 4º/5 semanas)

6. AGAPINHO - ÁGAPE PARA CRIANÇAS

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 8º/25 semanas)

7. UM PORTO SEGURO

Nicholas Sparks

Novo Conceito

(Última 7º/4 semanas)

8. O FESTIM DOS CORVOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 9º/30 semanas)

9. INVERNO DO MUNDO

Ken Follett

Arqueiro

(Última 6º/2 semanas)

10. DIÁRIO DE UM BANANA

Jeff Kinney

Vergara & Riba

(Última -/14 semanas)

NÃO FICÇÃO

1. A QUEDA

Diogo Mainardi

Record

(Última 2º/7 semanas)

2. CARCEREIROS

Drauzio Varella

Companhia das Letras

(Última -/1 semana)

3. NÃO HÁ DIA FÁCIL

Kevin Maurer e Mark Owen

Paralela

(Última 3º/4 semanas)

4. EU NÃO CONSIGO EMAGRECER

Dr. Pierre Dukan

Best Seller

(Última -/5 semanas)

5. UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

Geoffrey Blainey

Fundamento

(Última -/21 semanas)

AUTOAJUDA

1. MENTES BRILHANTES

Alberto Dell’Isola

Universo dos Livros

(Última 1º/3 semanas)

2. DESPERTE O MILIONÁRIO QUE HÁ EM VOCÊ

Carlos Wizard Martins

Gente

(Última 2º/20 semanas)

3. CASAMENTO BLINDADO

Cristiane e Renato Cardoso

Thomas Nelson Brasil

(Última 3º/11 semanas)

4. O MONGE E O EXECUTIVO 

James C. Hunter

Sextante

(Última 4º/371 semanas)

5. MENTES GENIAIS

Alberto Dell’Isola

Universo dos Livros

(Última 5º/2 semanas)

Fonte: InformEstado. Período de venda: de 1º a 7 de outubro. Lojas físicas: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva. Internet: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Submarino.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.