Divulgação
Divulgação

Babel

EDUCAÇÃO

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S. Paulo,

24 de agosto de 2012 | 19h30

Para zerar o déficit de bibliotecas

Existe uma lei no Brasil que diz que toda e qualquer escola deve ter uma biblioteca até 2020. O desafio não é pequeno. Nas contas do movimento Todos Pela Educação de 2010, quando a lei 12.244/10 foi sancionada, 106 mil escolas deveriam construir salas de leitura. E para zerar o déficit, o ritmo de inauguração teria de ser de 24 bibliotecas/dia nas escolas do ensino fundamental e de 21/dia nas da educação básica. As entidades que acompanham a questão não sabem quantas bibliotecas foram feitas desde então, mas têm consciência de que o caminho é longo e o tempo, curto. Pensando nisso, lançam, em setembro, a campanha Eu Quero a Minha Biblioteca. Para Christine Fontelles, diretora do Instituto Eco Futuro, poucos conhecem a lei ou sabem que há recursos financeiros que podem ser usados na empreitada. A primeira ação foi produzir uma cartilha que mostra como e onde conseguir esses recursos. Ela será enviada aos candidatos a cargos públicos nas próximas eleições e ficará disponível para download em site que também será inaugurado em setembro. Além do Eco Futuro, participam Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto de Co-Responsabilidade na Educação, Movimento Brasil Literário e Todos pela Educação.

LEITURA

Como, onde e por que ler

Os hábitos de leitura das pessoas com deficiência visual estão sendo investigados pela Fundação Dorina Nowill, que divulga em outubro o resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Será feito também um perfil dos locais que recebem os livros doados pela instituição. O objetivo é nortear os futuros projetos de leitura e inclusão.

*

Um dos projetos em andamento é a distribuição, com o apoio do Instituto Votorantim, de 50 mil audiolivros para 5 mil bibliotecas do País. Serão kits com dez títulos e, atendendo a pedidos dos leitores, livros atuais. Entre eles, Um Amor Para Recordar, de Nicholas Sparks; Armando a Barraca, de Nick Fisher; A Garota da Capa Vermelha, de Sarah Blakley Cartwright; O Retorno do Jovem Príncipe, de A. G. Roemmers; e Bilionários por Acaso, de Ben Mezrich.

EVENTO

Festa carioca

Começa a ser formatada a programação do festival literário FIM, a ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro no Morro da Conceição, no Rio. A ideia é pensar o estado atual da cultura carioca. Três mesas já estão definidas. Nei Lopes, Paulo Lins e Luiz Antonio Simas falam sobre o tema Nova África na Literatura. A mesa Domingo É Dia de Futebol reunirá Cesar Oliveira, Marcelo Moutinho e Rodrigo Ferrari. A antropóloga Mirian Goldenberg falará sobre Leila Diniz e comportamento. Também já confirmaram presença Alberto Mussa, Eduardo Goldenberg, Mariel Reis, Carlos Lessa e Antônio Torres.

*

A idealização é de Raphael Vidal e a curadoria de Vinicius Jatobá. Julio Silveira e Camila Cabete coordenam a programação digital.

INTERNET

‘Leituras Sabáticas’

O poeta e ensaísta Antonio Cicero (foto) é o convidado do Leituras Sabáticas que vai ao ar hoje. Ele lê poemas do recém-lançado Porventura (Record), obra que marca sua volta ao gênero - ele ficou dez anos sem publicar poesia, dedicando-se a letras de música e textos filosóficos. Veja em estadão.com.br/e/cicero.

MARKETING

Tête-à-tête

A partir de setembro, a 34 recebe livreiros em sua sede, na Rua Hungria, para apresentar as novidades e mostrar como funciona seu processo editorial. No primeiro encontro, dia 4, eles vão saber que além do russo e do grego, o japonês começa a receber atenção da editora, que prepara a publicação de O Livro do Travesseiro, clássico de Sei Shonagon.

BIOGRAFIA

O trabalho de Manga

Sérgio Cabral acaba de entregar à Lazuli os originais de Carlos Manga, Diretor, que abarca o percurso profissional do diretor da Atlântida, parceiro de Grande Otelo e Oscarito. Aspectos pessoais tangenciam a obra, que terá imagens. Sai no fim de outubro.

DESIGN

História visual

A WMF Martins Fontes lança, em outubro, Claudio Novaes/conceito/design/direção, com o registro visual do trabalho feito pela equipe de seu escritório nos últimos 28 anos.

 

Mais vendidos

FICÇÃO

1.CINQUENTA TONS DE CINZA

E.L. James

Intrínseca

(Última 1º/4 semanas)

2.A DANÇA DOS DRAGÕES

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 2º/5 semanas)

3.AGAPINHO - ÁGAPE PARA CRIANÇAS

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 3º/18 semanas)

4.A GUERRA DOS TRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 6º/66 semanas)

5.HERANÇA

Christopher Paolini

Rocco

(Última 4º/4 semanas)

6.DIÁRIO DE UM BANANA - VOL. 6

Jeff Kinney

Vergara & Riba

(Última 5º/9 semanas)

7.A ESCOLHA

Nicholas Sparks

Novo Conceito

(Última 7º/14 semanas)

8.O CASAMENTO

Nicholas Sparks

Arqueiro

(Última 9º/6 semanas)

9.JOGOS VORAZES

Suzanne Collins

Rocco

(Última -/22 semanas)

10.O FESTIM DOS CORVOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 10º/27 semanas)

NÃO FICÇÃO

1.NUNCA FUI SANTO

Mauro Beting e Marcos Reis

Universo dos Livros

(Última 1º/2 semanas)

2.GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA

Luiz Felipe Pondé

Leya Brasil

(Última 7º/18 semanas)

3.UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

Geoffrey Blainey

Fundamento

(Última 3º/15 semanas)

4.A MENINA DO VALE

Bel Pesce

Casa da Palavra

(Última 4º/3 semanas)

5.GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL

Leandro Narloch

Leya Brasil

(Última 5º/114 semanas)

AUTOAJUDA

1.DESPERTE O MILIONÁRIO QUE HÁ EM VOCÊ

Carlos Wizard Martins

Gente

(Última 9º/13 semanas)

2.O MONGE E O EXECUTIVO

James C. Hunter

Sextante

(Última 1º/364 semanas)

3.ÁGAPE

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 4º/103 semanas)

4.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS

Allan Percy

Sextante

(Última 3º/49 semanas)

5.CASAMENTO BLINDADO

Renato e Cristiane Cardoso

Thomas Nelson Brasil

(Última 8º/4 semanas)

 
Mais conteúdo sobre:
babel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.