Reprodução
Reprodução

Babel

Imprensa

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo,

18 de maio de 2012 | 19h00

'Estado' abre acervo na web dia 23

Ao longo de seus 137 anos, o Estado entregou aos seus leitores mais de 2,4 milhões de páginas – estivesse o mundo em guerra ou em paz, vivesse o Brasil a democracia ou a ditadura. A partir de quarta-feira, dia 23, tudo que o jornal publicou desde que foi fundado, em 4 de janeiro de 1875, ainda com o nome de A Província de São Paulo, poderá ser facilmente consultado pela internet. Resultado de mais de um ano de trabalho de diversas equipes, a disponibilização do acervo do Estado na web visa não só a oferecer aos estudantes em geral e pesquisadores em particular uma poderosa ferramenta – convênios com bibliotecas e instituições de ensino assegurarão isso –, mas também proporcionar ao grande público o acesso a um patrimônio comum, da sociedade brasileira. Ao navegar pelo Acervo Estadão, o interessado atravessará um autêntico mar de histórias – e de História. Poderá ler, por exemplo, a edição de 16 de novembro de 1889, saudando a República, proclamada na véspera. Acompanhar a cobertura que Euclides da Cunha – cuja letra aparece ao fundo do logotipo do Sabático – fez da Guerra de Canudos, ponto de partida do clássico Os Sertões. Conhecer o que a censura impediu de ser publicado, juntamente com a página que circulou (encontrando as 655 vezes em que os versos de Os Lusíadas, de Camões, substituíram textos proibidos). Descobrir os tesouros do Suplemento Literário: críticas de Antonio Candido; poemas de Drummond; a estreia de Chico Buarque como escritor. Um caderno especial sobre o Acervo Estadão circulará na edição do dia 24.

LIVRARIA

Empurrão para os e-books

Grupo de estudos da Associação Nacional de Livrarias, que se reúne desde março para analisar formas de facilitar a acesso de livreiros independentes ao livro digital, começa a dar resultado. No último encontro, quarta-feira, a Via Logos, empresa de software para o mercado editorial, contou que vai apresentar o case de sua primeira parceria com uma livraria de bairro durante a Convenção Nacional de Livrarias, em agosto. Ela acaba de assinar com a Casa Cultural Saber e Ler, de Campinas, que até lá estará vendendo e-books aos seus clientes pelo seu site, que se comunicará com o catálogo da Xeriph, distribuidora de livro digital.

EDITORA

Um livro, duas caras

Fabio Kataoka, ex-Larousse, inaugura sua própria editora, a Discovery, em agosto. O primeiro livro, 1500-1501 A Descoberta Tupiniquim (título provisório), está sendo escrito pelo jornalista e historiador Roberto Lopes, especialista no papel da diplomacia latino-americana na 2.ª Guerra Mundial. O trabalho trará a polêmica sobre a intencionalidade da Coroa Portuguesa ao despachar Cabral para a costa brasileira.

A editora terá um diferencial: vai publicar livros de 150 a 200 páginas que serão vendidos tanto em bancas quanto em livrarias. “O duplo ponto de venda exigirá para cada obra uma dupla apresentação”, diz Kataoka.

HOMENAGEM

No aniversário do vampiro

A edição de junho do jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná, será temática e prestará homenagem a Dalton Trevisan - ele faz 87 anos dia 14. Berta Waldman, professora da USP e autora da obra Do Vampiro ao Cafajeste - Uma Leitura, sobre Dalton, vai escrever a respeito das cinco décadas em que ele se mantém atuante na literatura. Allan Sieber ilustra a capa. Vizinho de Dalton, o tradutor Caetano Galindo - que fez a terceira versão de Ulysses no País - fala da sensação de estar tão perto e tão longe do recluso escritor. Haverá ainda, entre outros materiais, um mapa das ruas de Curitiba por onde o escritor e seus personagens passam. O jornal poderá ser lido pela internet.

BIOGRAFIA

Kerouac, por amigos e críticos

Jack’s Book: An Oral Biography of Jack Kerouac foi escrito por Lawrence Lee e Barry Gifford em 1978. Uma edição revista e ampliada, com prefácio de Gifford feito para o livro brasileiro, está nos planos da Globo Livros, que já adquiriu os direitos, mas ainda não tem previsão de quando o livro será publicado. Trata-se de uma grande reportagem da geração beat, em que os autores costuram depoimentos de expoentes do movimento, críticos do grupo, músicos e amantes.

ESTREIA

A vez de ser indicada

Judy Finnigan comanda ao lado do marido um dos mais populares clubes de leitura do Reino Unido, o Richard and Judy Book Club. Depois de anos indicando livros e emprestando o rosto para a iniciativa, ela se arrisca na literatura. Eloise, romance sobrenatural sobre uma mulher que leva um segredo para o túmulo, sairá na Inglaterra em outubro. A Novo Conceito publica a obra aqui em 2014.

INFANTIL

Filhote ilustrado

Autor e ilustrador, Stephen Michel King é velho conhecido das crianças brasileiras. Pedro e Tina está chegando à 19.ª reimpressão. O Homem Que Amava Caixas, à 25.ª. Em novembro, a Brinque-Book lança mais um: Prudence Wants a Pet, ilustrado por ele e escrito por Cathleen Daly.

FICÇÃO

1. AGAPINHO

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última1º/4 semanas)

2. O FILHO DE NETUNO

Rick Riordan

Intrínseca

(Última 2º/2 semanas)

3. O MELHOR DE MIM

Nicholas Sparks

Arqueiro

(Última 4º/9 semanas)

 

4. O FESTIM DOS CORVOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 5º/15 semanas)

5. A GUERRA DOS TRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 10º/52 semanas)

6. JOGOS VORAZES

Suzanne Collins

Rocco

(Última 3º/10 semanas)

7. PRESENTES DA VIDA

Emily Giffin

Novo Conceito

(Última -/8 semanas)

8. EM CHAMAS

Suzanne Collins

Rocco

(Última 6º/8 semanas)

9. CEMITÉRIO DE PRAGA

Umberto Eco

Record

(Última -/23 semanas)

10 .A ESPERANÇA

Suzanne Collins

Rocco

(Última 9º/8 semanas)

NÃO FICÇÃO

1. É TUDO TÃO SIMPLES

Danuza Leão

Agir

(Última 2º/25 semanas)

2. GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA

Luiz Felipe Pondé

Leya Brasil

(Última 1º/4 semanas)

3. O X DA QUESTÃO

Eike Batista

Sextante/GMT

(Última 3º/22 semanas)

4. A PARISIENSE

Ines de la Fressange e Sophie Gachet

Intrínseca

(Última 4º/16 semanas)

5. PARA SEMPRE - A HISTÓRIA QUE INSPIROU O FILME

Kim e Krickitt Carpenter

Novo Conceito

(Última 5º/8 semanas)

AUTOAJUDA

1. ÁGAPE

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 2º/89 semanas)

2. DESPERTE O MILIONÁRIO QUE HÁ EM VOCÊ

Carlos Wizard Martins

Gente

(Última -/2 semanas)

3. O QUE REALMENTE IMPORTA?

Anderson Cavalcante

Gente

(Última 1º/15 semanas)

4. MINHA MÃE,MEU MUNDO

Anderson Cavalcante

Gente

(Última 9º/2 semanas)

5. QUERIDA MAMÃE - EDIÇÃO DE BOLSO

Bradley Trevor Greive

Sextante

(Última 6º/2 semanas)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.