Divulgação
Divulgação

Babel

Livraria

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo,

12 de maio de 2012 | 09h55

Independentes querem o e-book

Venda de e-book não é um assunto exclusivo das grandes redes de livrarias. Embora as pequenas e médias ainda não tenham dado o primeiro passo nesse sentido, já fazem planos para subir, o quanto antes, no bonde da história. O Levantamento do Setor Livreiro que será apresentado na próxima terça-feira mostrará que apenas 11% das livrarias que não comercializam livros eletrônicos estão confortáveis nessa situação e não pretendem ampliar o negócio. Dos 89% que acreditam que o e-book ainda vai pegar, 62,5% dos entrevistados disseram que o pontapé inicial será dado ainda em 2012. Para 37,5% dos livreiros, o projeto é para até três anos. O restante, 4%, não fixou prazo para inaugurar a sua e-bookstore. Para outros formatos não tradicionais, a adesão é mais avançada: 81,82% das livrarias já trabalham com audiolivro e 63,64% vendem obras impressas sob demanda. A pesquisa vai mostrar também que as vendas de livros pela internet aumentaram quase 10% de 2010 para 2011. O levantamento foi feito pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) com seus associados entre março e abril e inclui outras questões como os investimentos para o ano, número de livrarias existentes no Brasil e segmentos de livros em alta no País.

DIGITAL 1

O conselho de YoungSuk Chi

Presidente da International Publishers Association, YoungSuk Chi falou ao Sabático depois de sua apresentação no Congresso do Livro Digital e deixou um conselho aos editores brasileiros neste tenso momento de negociação com Amazon, Google e Apple. "Dado que não há certeza de qual será o modelo de venda de e-book no futuro, não tente adivinhar como ele será, mas experimente diferentes modelos. Você pode ter informações sobre o que estão fazendo em outros mercados, e são informações úteis, mas elas não são do Brasil. E quem sabe como isso vai se desenvolver aqui? Meu conselho é: não coloque todos os ovos na mesma cesta."

DIGITAL 2

Las nubes

"Eu me tornei caixeiro-viajante ao apresentar a Nuvem de Livros no Brasil todo", contou Roberto Bahiense no mesmo congresso. Ele só não disse que essa peregrinação o levou há alguns dias ao Chile e que em breve o projeto será inaugurado lá. Será a primeira experiência internacional do programa que prevê o empréstimo de conteúdo digital por R$ 1 por semana para clientes de empresas parceiras, como a Vivo. E nem disse que logo deve fechar contrato com uma grande empresa que quer incluir o acesso à biblioteca virtual nos benefícios de seus funcionários.

DIGITAL 3

A vez dos didáticos

Na primeira edição Congresso do Livro Digital da CBL, eram os diretores de editoras e livrarias que formavam a plateia. No ano passado, participaram os profissionais que botam a mão na massa. Eles voltaram este ano, mas o que mais chamou a atenção foi a presença das editoras didáticas. Só da Moderna participaram 23 funcionários.

EDUCAÇÃO

O novo livro infantil e juvenil

Vai se chamar Contec Brasil - Conferência de Tecnologia, Cultura e Alfabetização o primeiro evento organizado pela Feira do Livro de Frankfurt no Brasil na área de educação. A ideia inicial era fazer uma feira de livros e tecnologia voltada para esse mercado, mas ela vai ficar para 2013. Um dos convidados confirmados é o indiano Brij Kothani, da Planet Read, que falará sobre o papel das novas mídias para a alfabetização mundial. Ele vai apresentar a experiência que vem sendo feita em seu país com a legendagem de filmes de Bollywood para treinar a leitura da população. Será nos dias 7 e 8 de agosto, no Auditório do Ibirapuera. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi convidado a falar na abertura e apoiar o encontro. Ele ainda não disse sim.

EVENTO

O herdeiro dos Resenberg

Robert Meeropol tinha 6 anos quando seus pais, Julius e Ethel Rosenberg, foram condenados por espionagem e executados. Aspectos legais da história - eles foram inocentados após a morte -, bem como memórias afetivas estarão em pauta nos dias 20 e 21 de junho da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Um encontro similar deve ser realizado no Rio.

INTERNACIONAL

Bastidores do poder

Escritor e diplomata, Edgard Telles Ribeiro terá seu romance O Punho e a Renda publicado na Austrália pela Scribe com o título de Fists And Lace. A obra, lançada pela Record em 2010, retrata os bastidores das embaixadas brasileiras durante a ditadura militar.

INCENTIVO

Livro grátis

Novos livros do programa De Mão Em Mão, da Secretaria de Cultura de São Paulo, Editora Unesp e Imprensa Oficial, chegam aos quiosques dos terminais de ônibus da capital dia 28. Quem quiser ler A Nova Califórnia e Outros Contos, de Lima Barreto, e Contos Paulistanos, de Alcântara Machado, é só passar lá. Depois, basta dar o livro a alguém.

INTERNET

Leituras Sabáticas com Pepetela

O escritor angolano Pepetela (foto), que deixa o Brasil na segunda-feira depois de participar, ao longo desta semana, de encontros com leitores em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, é o convidado de hoje do Leituras Sabáticas. Ele lê trechos de seu novo romance A Sul. O Sombreiro (Leya), que remonta aos tempos da fundação de Benguela, sua cidade natal. Veja em estadão.com.br/e/Pepetela.

ROMANCE

As cantoras de Lídia Jorge

Escrito em formato de monólogo, A Noite das Mulheres Cantoras, da portuguesa Lídia Jorge, narra a história de um grupo 21 anos depois de sua formação. O livro será publicado pela Leya no segundo semestre. Outras três obras da autora foram lançadas no Brasil nos anos 2000, todas pela Record.

Mais vendidos

FICÇÃO

1.AGAPINHO

Padre

Marcelo Rossi

Globo

(Última 1º/3 semanas)

2.O FILHO DE NETUNO

Rick Riordan

Intrínseca

(Última -/1 semana)

3.JOGOS VORAZES

Suzanne Collins

Rocco

(Última 2º/9 semanas)

4.O MELHOR DE MIM

Nicholas Sparks

Arqueiro

(Última 3º/8 semanas)

5.O FESTIM DOS CORVOS

George

R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 10º/14 semanas)

6.EM CHAMAS

Suzanne Collins

Rocco

(Última 4º/7 semanas)

7.A FÚRIA DOS REIS

George

R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/40 semanas)

8.A TORMENTA DE ESPADAS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/22 semanas)

9.A ESPERANÇA

Suzanne Collins

Rocco

(Última 7º/7 semanas)

10.O GUERRA DOS TRONOS

George

R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 5º/51 semanas)

NÃO FICÇÃO

1.GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA

Luiz Felipe Pondé

Leya Brasil

(Última 1º/3 semanas)

2.É TUDO

TÃO SIMPLES

Danuza Leão

Agir

(Última 3º/24 semanas)

3.O X DA QUESTÃO

Eike Batista

Sextante/GMT

(Última 2º/21 semanas)

4.A PARISIENSE

Ines de la Fressange e Sophie Gachet

Intrínseca

(Última 4º/15 semanas)

5.PARA SEMPRE

Kim e Krickitt Carpenter

Novo Conceito

(Última -/7 semanas)

AUTOAJUDA

1.O QUE REALMENTE IMPORTA?

Anderson Cavalcante

Gente

(Última 1º/14 semanas)

2.ÁGAPE

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 5º/88 semanas)

3.O MONGE E O EXECUTIVO

James C. Hunter

Sextante

(Última 4º/349 semanas)

4.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS

Allan Percy

Sextante

(Última 3º/34 semanas)

5.NAS ÁGUAS DO MAR DA VIDA

Marlene Saes

Intelitera

(Última -/1 semana)

Tudo o que sabemos sobre:
e-bookYoungSuk Chi

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.