Divulgação
Divulgação

Babel

Editora japonesa chega ao Brasil

Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo

25 Fevereiro 2012 | 03h00

Na primeira onda de imigração editorial, chegaram ao Brasil portugueses e espanhóis. A língua, sempre uma dificuldade, parece não mais amedrontar nações do além-mar, animadas com a possibilidade de vender livros em um país de mais de 190 milhões de habitantes. Tanto que a editora japonesa Ichimannendo, que se prepara há alguns meses para iniciar suas operações aqui, faz o primeiro lançamento em março. Não se trata, porém, de um desbravamento do mercado, que não é fácil. Segundo o gerente Mauro Masshico Nakamura, a ideia surgiu dos dois sócios brasileiros, que nunca tinham trabalhado com livros, mas eram ligados de alguma forma à editora japonesa que existe há dez anos.

Foi criada, então, a Satry, empresa totalmente brasileira com exclusividade sobre os direitos autorais dos livros da Ichimannendo. A vinda não foi motivada apenas pelo bom momento econômico. “Pela conjuntura atual, o Brasil é interessante, mas é também um país cheio de problemas. Acreditamos que nossos livros possam ajudar a mudar o pensamento das pessoas.” No Japão, o catálogo é eclético. Aqui, o foco será em mangás e autoajuda - sempre baseados nos princípios da filosofia oriental.

O primeiro título será A História de Buda em Mangá, de Hisashi Ohta. Em abril, ela lança Um Caminho de Flores, do professor best-seller Kentetsu Takamori. Por enquanto, os livros virão todos do Japão, mas o gerente diz que isso pode mudar. O começo será lento - até o fim do ano devem lançar só mais dois títulos. “Não somos aventureiros e queremos fazer livros que permaneçam. Eles serão acessíveis, mas muito bem produzidos”, afirma Nakamura. 

DIÁRIO

Livros e anotações

A Autêntica lançou este mês uma caixa especial com o romance Mrs Dalloway, de Virginia Woolf, e um caderno de anotações, parecido com o antigo papel de carta, com frases da escritora. Gostou da brincadeira e pretende repetir a dose em 2013 com outro livro dela - Ao Farol. Oscar Wilde deve ser o próximo a ganhar o seu diário.

BEST-SELLER

Aniversário do Mago

Recentemente, Paulo Coelho defendeu a pirataria de livros e disse que ela ajuda a divulgar o trabalho do autor. “Piratas do mundo, uni-vos e pirateai tudo que já escrevi”, apelou. Isso não atrapalhou os planos da Sextante, que manda para as livrarias, em março, 20 mil exemplares da nova edição de Diário de Um Mago. É aniversário de 25 anos da obra.

BIOGRAFIA

Patricia Highsmith desvendada

A Talentosa Highsmith, livro da dramaturga americana Joan Schenkar que a Globo lança em março, conta em detalhes a vida de Patricia Highsmith (1921-1995; foto), uma das vozes mais conhecidas da literatura policial. Fotos, trechos de diários, correspondências e relatos de amigos íntimos ajudam a apresentar a autora de O Talentoso Ripley, entre outros sucessos, e relembram momentos como quando ela se recusou a conhecer Alfred Hitchcock durante as filmagens de Pacto Sinistro, seu primeiro romance. 

POLICIAL

Busca por um novo Millenium

Ter como personagem uma garota detetive que ajuda a solucionar crimes e reparar injustiças deu certo na série Millenium, do sueco Stieg Larsson, e a Benvirá espera que dê certo também com a série do canadense Ian Hamilton que ela está prestes a incluir em seu catálogo. Ava Lee é uma espécie de Lara Croft sino-canadense que tem a missão de recuperar o dinheiro desviado de grandes corporações e para tal usa métodos não muito ortodoxos. O primeiro volume, The Water Rat of Wanshai, será lançado no Brasil em junho e vai virar filme. 

NEGÓCIOS 

Caminho rápido para o sucesso

Influencie! - Como Expor Suas Ideias e Convencer Qualquer Pessoa em Apenas 7 Minutos, do Ph.D. em Psicologia e professor de Medicina de Yale Michael Pantalon, foi lançado em 20 de janeiro e a Lua de Papel já contabiliza 27 mil exemplares vendidos. Um número e tanto. Já mandou imprimir mais 10 mil.

GASTRONOMIA

Oriental moderno

Que os leitores não esperem encontrar receitas tradicionais de pratos japoneses em Nabu Ocidental, do chef Nobu Matsuhisa, dono de restaurantes nos Estados Unidos, Inglaterra, China e Rússia, entre outros países. O livro, que a editora Senac São Paulo lança no fim do mês, traz 120 receitas com ingredientes mais acessíveis a leitores ocidentais, como vôngole ao vapor com gengibre e alho, ostras com pancetta e martini de lichia.

Mais vendidos

FICÇÃO

1.O FESTIM DOS CORVOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 1º/3 semanas)

2.OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM 

AS MULHERES

Stieg Larsson

Companhia das Letras

(Última 2º/4 semanas)

3.DESTINADA

P.C. Cast e Kristin Cast

Novo Século

(Última -/1 semana)

4.UM DIA

David Nicholls

Intrínseca

(ÚLTIMA 3º/16 SEMANAS)

5.CEMITÉRIO DE PRAGA

Umberto Eco

Record

(ÚLTIMA 4º/16 SEMANAS)

6.A GUERRA DOS TRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/40 semanas)

7.AS ESGANADAS

Jô Soares

Companhia das Letras

(Última 6º/16 semanas)

8.A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO

Stieg Larsson

Companhia das Letras

(Última 5º/3 semanas)

9.A TORMENTA DE ESPADAS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/17 semanas)

10.A FÚRIA DOS REIS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/33 semanas)

NÃO FICÇÃO

1.O X DA QUESTÃO

Eike Batista

Sextante/GMT

(Última 1º/10 semanas)

2.STEVE JOBS - A BIOGRAFIA

Walter Isaacson

Companhia das Letras

(Última 2º/16 semanas)

3.É TUDO TÃO SIMPLES

Danuza Leão

Agir

(Última 4º/13 semanas)

4.A PRIVATARIA TUCANA 

Amaury Ribeiro Jr.

Geração

(Última 3º/10 semanas)

5.A SOMA E O RESTO

Fernando Henrique Cardoso

Civilização Brasileira

(Última 5º/9 semanas)

AUTOAJUDA

1.ÁGAPE

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 1º/77 semanas)

2.MONGE E O EXECUTIVO

James C. Hunter

Sextante

(Última 4º/338 semanas)

3.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS

Allan Percy

Sextante

(Última 3º/23 semanas)

4.MULHERES INTELIGENTES,RELAÇÕES SAUDÁVEIS 

Augusto Cury

Planeta do Brasil

(Última 2º/41 semanas)

5.A VIDA SABE O QUE FAZ

Zibia Gasparetto

Vida e Consciência

(Última 5º/28 semanas)

Fonte: InformEstado. Período de venda: de 13 a 19 de fevereiro. Lojas físicas: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva. Internet: Cultura, Da Vila, Fnac, Laselva, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Submarino.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.