PUBLICIDADE

Autorretrato de Andy Warhol de 1986 será leiloado em maio

Obra é das famosas séries dos anos 80, consideradas as mais importantes da carreira de Warhol (1928-1987)

Por EFE
Atualização:

Um dos últimos autorretratos do artista americano Andy Warhol, produzido em 1986 e avaliado entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, será vendido no dia 12 de maio em Nova York, informou a casa de leilões Sotheby's.

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

Um porta-voz da casa indicou que se trata de uma obra de arte "icônica e rara" de Warhol (1928-1987) e que pertence à série de autorretratos pintados nos anos 80, considerados entre as peças mais importantes de sua carreira.

 

"É um óleo monumental, de 2,74 metros e um dos dois que estão em mãos privadas", detalhou a fonte. Segundo ela, a obra será exposta em Hong Kong e em Londres, antes de ser leiloada em Nova York.

 

Segundo a casa de leilões, este autorretrato de Warhol "é um raro exemplo de um tema importante na obra do artista, como a complicada dicotomia entre o público e o privado".

 

Durante os anos 60, Warhol realizou algumas das obras mais importantes da arte pop nas séries de retratos de artistas como Marilyn Monroe, Elvis Presley e Elizabeth Taylor. Ele as utilizou "como veículo para explorar temas como a mortalidade e a universalidade da cultura popular", assinalou a firma.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.