Autores rastreiam o caminho da notícia

A Editora Contexto acaba de lançar dois livros sobre imprensa: Jornalismo Científico, de Fabíola de Oliveira, e A Arte de Fazer um Jornal Diário, de Ricardo Noblat. Embora estejam voltados para estudantes de comunicação ou profissionais da área, as obras também são úteis para o leitor por causa do texto fácil e por mostrar o caminho da notícia, desde a pauta até o texto final.A intenção de Fabíola, que é doutora em jornalismo científico pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é fornecer uma panorama histórico sobre o que profissionais da imprensa consideram uma das áreas mais polêmicas do jornalismo. Além disso, o livro traz um guia de referência de órgãos de pesquisa e divulgação no Brasil, para servir como fonte para jornalistas e divulgadores científicos. Jornalismo Científico tem 89 páginas e custa R$ 17,90.Autora de várias obras, Fabíola já passou por diversas associações de divulgação científica e recebeu, em 2002, o prêmio José Reis de Jornalismo Científico. Seu mais recente livro foi lançado no último dia 25, durante a 3ª Conferência Mundial de Jornalistas Científicos, realizada em São José dos Campos.O mesmo objetivo de dar instrumentos a quem está começando no mercado ou mesmo para quem já está nele levou o experiente Ricardo Noblat a escrever A Arte de Fazer Um Jornal Diário (176 páginas, R$ 23,90).No livro, Noblat faz uma defesa empenhada do jornalismo responsável e informativo. O autor procurou ser leve mas sem ficar na superfície. Nascido e formado em Pernambuco, Noblat é ex-diretor de redação do Correio Braziliense, e procurou transmitir um pouco de sua experiência em 35 anos de carreira no jornalismo impresso. Ricardo Noblat lança seu livro no próximo dia 1-, na livraria Siciliano do Shopping Pátio Higienópolis.

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