Autor de 'O Mundo de Sofia' lança novo livro na Bienal

Antes de embarcar para São Paulo, onde chega hoje para a 21.ª Bienal Internacional do Livro, o norueguês Jostein Gaarder estudou a pronúncia em português de seus títulos já publicados aqui, a começar pelo maior sucesso, "O Mundo de Sofia", que, no início dos anos 1990, o tornou mundialmente conhecido. "É o mínimo que posso fazer por meus leitores", justificou ele, que vem lançar mais um candidato a best-seller, "O Castelo nos Pirineus", tema de seu primeiro encontro com os leitores na Bienal, amanhã, às 19 horas, no Salão de Ideias. A 21ª Bienal Internacional do Livro abre suas portas para o público hoje, a partir das 10 horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

AE, Agência Estado

13 de agosto de 2010 | 09h33

O romance, de cunho filosófico, mostra o reencontro de Steinn e Solrunn, que viveram uma intensa paixão nos anos 1970. Hoje, cada um segue uma crença - ele, climatologista, só valoriza a razão; já Solrunn, tornou-se religiosa, acreditando na transcendência do espírito. Novamente Gaarder, que completou 58 anos no domingo, trata a filosofia não como algo cerebral, mas como questão de sensualidade. "A mente não é mais importante que o corpo", diz ele.

Com aproximadamente 1.100 horas de programação até o dia 22 deste mês, a Bienal oferece opções imperdíveis. Confira algumas das atrações deste fim de semana:

Hoje

16 h - Debate sobre Monteiro Lobato, com Ignácio de Loyola Brandão, Lygia Fagundes Telles, Tatiana Belinky, Francisco Mirins e Ruth Rocha (Palco Literário).

18 h - Regina Duarte interpreta obras literárias (Palco Literário).

19 h - Conversa com Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do criador de Drácula, Bram Stoker (Salão de Ideias).

Amanhã

15 h - A atriz Beth Goulart e o pesquisador norte-americano Benjamin Moser discutem Clarice Lispector (Salão de Ideias).

17 h - Conversa com Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do criador de Drácula, Bram Stoker (Salão de Ideias).

Domingo

11 h - Os escritores Luiz Eduardo Matta e Ana Cristina Melo discutem literatura juvenil (estande da CBL).

13 h - Ziraldo fala de seus principais personagens (Salão de Ideias).

17 h - O irlandês John Boyne comenta sua obra O Menino do Pijama Listrado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.