Ator de Star Wars revela diagnóstico de câncer de próstata

Dave Prowse, que interpretou Darth Vader nos três primeiros filmes da trilogia, comunicou a doença em seu site

Efe,

22 de junho de 2009 | 16h11

O ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader nos três primeiros filmes da série Guerra nas Estrelas (Star Wars), anunciou nesta segunda-feira, 22, que recentemente foi dignosticado com câncer de próstata.

 

Numa entrevista transmitida pela rede BBC, o ator disse que descobriu a doença após participar de um torneio de golfe que arrecadava fundos para uma ONG de luta contra o câncer.

 

Prowse contou que, ao entregar o cheque com o dinheiro arrecadado a uma representante da organização, a mulher perguntou se alguma vez ele tinha feito um exame para o diagnóstico da doença. O ator, de 72 anos, disse que não e garantiu que estava "muito bem". Mas, dias depois, procurou um médico para fazer os exames, que deram positivo.

 

Após o diagnóstico, Prowse se submeteu a 39 sessões de radioterapia com poucos efeitos colaterais.

 

"Sinto-me bem. Após oito semanas de tratamento, os médicos acham que minha evolução foi excelente e que estou limpo. Mas continuarei fazendo revisões periódicas", declarou o ator em seu site.

 

Apesar de recuperado, Prowse iniciou uma campanha para alertar os homens sobre a necessidade de "vencerem a vergonha", procurarem um médico e fazerem exames periódicos para evitar "males maiores".

 

"Há um grande sentimento de vergonha entre o coletivo masculino na hora de ir ao médico. Ir ao médico e comprovar que tudo está bem não deveria preocupar homem nenhum", declarou o ator na entrevista.

 

Prowse, casado e com três filhos, interpretou o vilão Darth Vader em "Guerra nas Estrelas" (1977), "Guerra nas Estrelas - O Império Contra-Ataca" (1980) e "Guerra nas Estrelas - O Retorno do Jedi" (1983), os trilogia original da série, que conta com seis capítulos.

Tudo o que sabemos sobre:
Dave ProwseStar Warstrilogiacâncer

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.